GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PROFESSORA GISLAINE EM: TECNOLOGIA E SOJA


GPS : Tecnologia dá uma mãozinha ao cultivo da soja






PROTEGER  A FAUNA É IMPORTANTE PARA O EQUILÍBRIO NO ECOSSISTEMA 


LAGARTAS, (PRAGA DA SOJA)

PRESERVAR ÁREAS VERDES


VEGETAÇÃO: CARACTERÍSTICA DA FLORESTA AMAZÔNICA.


PROTEGENDO OS ANIMAIS SELVAGENS.ALGUNS APARECEM EM FAZENDAS, DEVIDO AO DESMATAMENTO.

MAPA DE SOLO.



REGISTROS, ANÁLISE, PERCEPÇÃO DURANTE A AULA DE CAMPO.

LAZER É IMPORTANTE NAS AULAS DE CAMPO.



TECNOLOGIA E SOJA.



José Renato Bouças. Embrapa/Divulgação

Para manter estes resultados, a soja plantada precisa apresentar uma alta produtividade. E esta tarefa não é nada fácil. “A soja é uma das espécies que mais sofre com o aquecimento global. As altas temperaturas afetam diretamente a produtividade. Por isso, encontrar formas para que a planta fique mais tolerante às regiões mais secas é imprescindível para que o Brasil continue como um dos maiores produtores mundiais”, afirma o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Soja, José Renato Bouças.

Junto a mais onze pesquisadores espalhados pelo Brasil e também com a parceria de instituições estrangeiras, o pesquisador conduz um estudo sobre melhoramento genético e transgenia que tem como foco a elaboração de uma soja mais tolerante à seca. “Ativando determinados mecanismos dos genes da soja é possível obter uma espécie mais forte”, diz.

Mas as pesquisas sobre a soja não se resumem aos laboratórios de genética. Soluções aparentemente sem mistérios como o manejo do solo produzem ótimos resultados. “A rotação de culturas melhora a estruturação física do solo quando usamos espécies com uma capacidade maior de penetração na terra”, explica o pesquisador. “O sistema clássico é com o plantio do trigo na entre safra da soja, mas a relação lavoura-pecuária – com a utilização dos campos de plantação para pastos – tem se mostrado uma solução vantajosa”, conclui.

Em 1996, a safra de soja nos Estados Unidos ficou livre de ervas daninhas. Com o uso de um herbicida a base de uma substância chamada glisofato, elas desapareceram e a soja, livre da praga, produziu bem mais. Antes daquele ano, o herbicida já era usado nos campos, mas tinha um problema grave: ao mesmo tempo em que varria as plantas indesejáveis também prejudicava o cultivo da soja. Aproveitar a eficiência do glisofato sem comprometer a safra era um desafio.

A solução veio com a tecnologia. Em laboratório, cientistas extraíram um gene da agrobacterium - bactéria que vive no solo e é resistente ao glisofato - e introduziram-no em mudas de soja. Assim, a soja ficou resistente aos efeitos do herbicida. Patenteada com o nome de CP4-EPSPS, a planta entrou para a história como o primeiro exemplo de soja transgênica comercial no mundo.

No Brasil, os estudos na área começaram um ano depois. Afora às polêmicas inerentes ao uso dos transgênicos, a verdade é que as pesquisas sobre melhoramento genético colocaram nos campos brasileiros uma soja mais tolerante às intempéries do clima e das pragas. E está dando resultados: o país é hoje o segundo maior produtor de soja do mundo e deve passar o líder Estados Unidos nas próximas cinco safras.

Com o investimento em novas tecnologias, no espaço de menos de 30 anos a produtividade da área plantada aumentou de 1,14 toneladas/ hectare para 1,73 toneladas/hectare. Neste mercado tão grande e rentável, o peso da soja brasileira é melhor traduzido em números: a safra 2008 deve fechar com um faturamento de R$43,9 bilhões, um resultado 31% maior do que no ano passado e que representa 28% da receita agrícola do Brasil.


http://www.brasil247.com.br/pt/247/agro/1142/Soja-com-tecnologia.htm




AULA DE CAMPO: Prevenção as queimadas

LIXO DEIXADO NO PARQUE POR VISITANTES.

ARTES VISUAIS: OFICINA UM DIA ANTES DA PALESTRA

INVESTIGAÇÃO, ANÁLISE, DESCOBERTAS: TIPOS DE VEGETAÇAO


                                      O LAZER TAMBÉM É IMPORTANTE NAS AULAS DE CAMPO.,

PALESTRA. DECORADA POR CARTAZES PRODUZIDOS EM OFICINA NA ESCOLA


PALESTRA : TENENTE DO BOMBEIRO E INFORMAÇÕES SOBRE INCÊNDIOS


GUARDA-CHUVA FURADO

Talvez um dos mais importantes beneficios que as áreas verdes tragam para o municipio seja a proteção do seu solo.Retirando a vegetação, o solo perde a estabilidade que as raízes oferecem. No Rio de Janeiro, por exemplo, onde muitos morros foram desmatados, podem ocorrer perigosos desabamentos de terra durante as chuvas fortes.

Não são apenas as raízes que protegem o solo. As copas das árvores também cumprem seu papel. Elas atuam mais ou menos como um guarda-chuva! Claro que ele tem furos, porque a terra precisa receber a água que vem da chuva.Mas o importante é que as folhas amaciam o impacto dos pingos no solo.Assim, a água é absorvida pela terra, fornecendo nutrientes para consumo das próprias plantas e microorganismos.Além disso essa água enche os lençóis freáticos-verdadeiros lagos subterraneos de onde a água muitas vezes é bombeada para a superfície, abastecendo as cidades.

As consequências do desmatamento são a seca dos lençóis freáticos e desertificação da região,pois sem água nem nutrientes na terra, as plantas morrem.

TEXTO RETIRADO DO LIVRO DE 

Elian Alabi Lucci


Saiba como prevenir as queimadas

Nessa época do ano, o clima fica realmente seco e as chuvas se tornam escassas, o que deixa a vegetação suscetível às queimadas.
No Brasil, diversos pesquisadores e inúmeras instituições têm apresentado que as queimadas são, juntamente com os desmatamentos, os nossos principais problemas ambientais. É por isso mesmo que cada cidadão deve estar bem informado como nos prevenir das queimadas.
Aqui, estamos apresentando algumas dicas importantes sobre esse tema.
Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.
Quando você for acampar, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa.
Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.
Não solte balões, pois esse gesto, por mais inocente que pareça, pode acabar causando vários prejuízos e destruindo muitas vidas. Lembre-se que você deve se alegrar, comemorando as datas festivas sem causar dor e sofrimento às outras pessoas. Portanto, substitua o hábito de soltar balões, por outras práticas.
Quando for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente os órgãos ambientais, o Corpo de Bombeiros e as Brigadas Civis.
Pequenas atitudes como essas podem fazer grandes diferenças nas estatísticas. Seja sempre um amigo da natureza; faça a coisa certa !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 230, p. 04, de 28/09/2007. Gurupi – Estado do Tocantins



BJSSS ATÉ A PRÓXIMA.