1) Quais são os pontos cardeais?_________,___________,________,__________
2) Complete com os pontos colaterais.
O Nordeste, entre ______________________e________________________
O Sudeste, entre
_________________________ e____________________
O Sudoeste, entre
________________________ e _____________________
O Noroeste, entre
________________________ e _____________________
3) Indique na rosa dos ventos os pontos de orientação escrevendo seus nomes por extenso.
4) Marque V ou F.
a) ( ) Desde os primórdios da história humana, os mais diversos povos buscaram representar graficamente o mundo que conheciam, produzindo mapas .
b) ( ) A bússola é um instrumento de orientação bem recente e atual.
c)( ) GPS é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas quaisquer condições atmosféricas.
d) ( ) O movimento de rotação é o movimento que a Terra faz em torno do sol.
e) ( ) A consequência do movimento de translação, ou seja quando a Terra gira em torno de si mesmal é as quatro estações do ano.
f) ( ) O movimento de translação e a inclinação do eixo da Terra têm como consequência dia e noite.
g) ( ) O sol é uma estrela.
h) ( ) A lua é maior que o sol.
i) ( ) O sol fornece luz e calor para a Terra.
5) Responda:
a) Quanto tempo a Terra leva para girar em torno de si mesma?
______________horas.
b) Quanto tempo a Terra leva para girar em torno do sol?
__________________dias ou ________ano.
6) Complete a legenda da figura.
7) Observe o mapa do Brasil e responda:
a) Que Oceano aparece a leste do mapa?
b) Que Oceano aparece a oeste do mapa?
c) Qual o tema do mapa?
d) Qual linha imaginária atravessa a porção norte do nosso país?
e) Qual linha imaginária atravessa a porção sul do Brasil?
EXERCICIOS DE FIXAÇÃO - 6º ANO
1 Observe o mapa do seu Atlas “Brasil – político” e responda:
a) O que ele representa?
__________________________________________________________________
b) Qual o valor da escala usada nesse mapa?
__________________________________________________________________
c) Qual é o tipo de escala representada?
__________________________________________________________________
d) Esse mapa possibilita a informação de detalhes como estradas e ferrovias?
_________________________________________________________________
e) Calcule a distância real entre a capital de São Paulo e a capital do nosso país –
Brasília.
f) Tomando o estado de Goiás como referência, analise a posição dos pontos
cardeais da rosa-dos-ventos e escreva quais estados estão situados ao Norte, ao
Sul, a Leste e a Oeste.
N ______________, S_______________, L ____________, O _____________
g) Tomando o estado de Minas Gerais como referência, quais os estados situados
a Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste?
NE _____________, NO ____________, SE ______________, SO ___________
2) Calcule as distâncias reais entre as localidades abaixo (mapa Europa-político)
escala: _________________
a) Bucareste – Vaticano ( ) - ____________________km
b) Bruxelas – Paris ( ) - ___________________km
c) Kiev – Loondres ( ) - _______________________km
Mapa África-político
a) Cairo – Argel ( ) - _____________________km
b) Antananarivo – Nairobi ( ) - __________________km
c) Dacar – Trípoli ( ) - __________________km
3) Faça a transformação da escala gráfica em numérica:
280 _________________________ 428 ______________________
250 ________________________ 91 ______________________
4) Faça a transformação da escala numérica em escala gráfica:
1: 25 000 000 ______________________ 1: 80 000 000 ___________________
1: 5 000 000 _______________________ 1: 65 000 000 __________________
5) Elabore um desenho representando a rosa-dos-ventos assinalando nela as
siglas dos pontos cardeais e colaterais
Explique a importância dos pontos de referência através de dois exemplos.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________
7) Localize no seu Atlas o mapa “Brasil-político” . Com a ajuda da rosa-dos-ventos
que você confeccionou em sala, responda o que se pede:
a) Que estado brasileiro fica a leste de Mato Grosso do Sul?,
__________________________________
b) Que estado brasileiro se localiza ao norte do Mato Grosso?
_________________________________
c) Que estado brasileiro se localiza ao sudeste de Tocantins?
_________________________________
d) Que área brasileira fica ao norte do Estado de Goiás?
_____________________________________
8) Agora localize o mapa “Continente Americano-político” e responda:
a) Que país se localiza ao norte do México?
__________________________________
b) Que país se localiza ao norte do Equador? ________________________
c) Que país fica a sudeste do Peru? _______________________________
d) Que país fica ao sudoeste do Paraguai? __________________________
9) Na figura abaixo, um menino saiu para uma excursão com um grupo de amigos
e se perdeu num lugar desconhecido e desabitado. Ele sabe apenas que a cidade
onde mora fica a oeste. Como é de manhã e o Sol acabou de surgir no horizonte,
ajude-o a encontrar o norte e os demais pontos cardeais, preenchendo no próprio
desenho as siglas desses pontos. Se houver tempo, pode colorir.
10) Localize as coordenadas geográficas das seguintes capitais americanas
(América-politico)
Cidade/País Latitude Longitude
Havana - Cuba
Brasília – Brasil
Quito – Equador
Washington – EUA
Lima - Peru
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UM POUCO DE ESCALA PRA VOCÊ
I – As coordenadas geográficas têm origem no encontro entre os paralelos e meridianos.
(CEFET-PR) O Equador é o paralelo principal e está traçado a igual distância dos polos, dividindo o planeta Terra em hemisférios. Cada meridiano, junto com o seu antimeridiano,também divide a esfera terrestre em duas partes iguais. Em relação aos meridianos e paralelos terrestres, é correto afirmar que:
a) o meridiano de Greenwich e seu antimeridiano dividem a esfera terrestre em dois hemisférios: o setentrional e o meridional.
b) o ângulo formado pela vertical que passa em um determinado local com a vertical de uma localidade no meridiano de Greenwich é chamado de latitude.
c) os círculos polares indicam o limite exato em que tanto a noite (no inverno) quanto o dia (no verão) duram 24 horas.
d) a longitude do Equador é de 0°, pois ele é o único círculo máximo da esfera terrestre.
e) os fusos horários estão diretamente ligados aos paralelos, pois estes determinam as zonas de maior e menor incidência dos raios do sol.
02 - (UCS-adaptada) Analise o texto e as afirmações:
O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias que possibilitam a localização de qualquer ponto em sua superfície.
Com eles determinam-se a latitude, a longitude e as coordenadas geográficas de um lugar qualquer. Em decorrência do movimento de rotação da Terra, (sentido oeste-leste) ocorrem os dias e as noites, assim como a diferença de horário entre os diversos pontos longitudinais da esfera terrestre.
I. Considerando duas cidades, a que estiver a oeste em relação à outra terá seu horário atrasado.
II. Todas as cidades localizadas na mesma latitude e cuja distância da linha do Equador for igual, têm o mesmo horário.
III. Quanto maior for a longitude dos lugares, menores serão seus horários em relação ao Greenwich Mean Time.
IV. Considerando duas cidades, ambas no hemisfério Oriental, a que estiver mais a leste terá seu horário adiantado em relação a GMT.
São corretas apenas as afirmações:
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I, II e III.
03 - (Unioeste-adaptada) Durante as Olimpíadas de 2008, realizada na China, muitos jogos foram assistidos por nós, brasileiros,durante a madrugada, apesar de serem disputados em plena luz do dia. Considerando o enunciado, a localização geográfica e a diferenciação de horários em relação aos fusos horários, é correto afirmar que:
I. o horário de todas as áreas de certos países sempre corresponde ao horário oficial do fuso em que eles estão localizados.
II. como a Terra gira de oeste para leste, os países do Oriente têm as horas adiantadas em relação ao meridiano de
Greenwich.
III. a China está localizada nos hemisférios setentrional e oriental, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar
Ártico.
IV. se as Olimpíadas fossem realizadas em Nova York, um torcedor que tomasse um avião supersônico especial poderia chegar para assistir a um jogo no mesmo horário em que saiu de Londres.
São corretas apenas as afirmativas:
a) I
b) II
c) II e III
d) I e IV
e) II, III e IV
2) Observe a figura do mapa-mundi e diga que nome recebem as linhas verticais e as linhas horizontais traçadas na imagem? Pinte o Hemisfério Norte de verde e o Hemisfério Sul de amarelo;
3) Observe o mapa do Brasil.Vamos utilizar cinco cores para pintarmos esse mapa e assim elaborar a divisão politica de acordo com o IBGE ou seja: As cinco regiões com seus respectivos estados. Crie um título e uma legenda .Desenhe a rosa dos ventos no cantinho do mapa.
4) Escreva o nome dos instrumento de orientação.
5) Complete com os pontos cardeais
O Nordeste, entre ______________________e________________________
O Sudeste, entre_________________________ e____________________
O Sudoeste, entre________________________ e _____________________
O Noroeste, entre________________________ e _____________________
Observe a figura do mapa-mundi e diga que nome recebem as linhas verticais e as linhas horizontais traçadas na imagem? Pinte o Hemisfério Norte de verde e o Hemisfério Sul de amarelo;
3) Observe o mapa do Brasil.Vamos utilizar cinco cores para pintarmos esse mapa e assim elaborar a divisão politica de acordo com o IBGE ou seja: As cinco regiões com seus respectivos estados. Crie um título e uma legenda .Desenhe a rosa dos ventos no cantinho do mapa.
4) Escreva o nome dos instrumento de orientação.
5) Complete com os pontos cardeais
O Nordeste, entre ______________________e________________________
O Sudeste, entre_________________________ e____________________
O Sudoeste, entre________________________ e _____________________
O Noroeste, entre________________________ e _____________________
EXERCICIOS DE FIXAÇÃO - 6º ANO
1 Observe o mapa do seu Atlas “Brasil – político” e responda:
a) O que ele representa?
__________________________________________________________________
b) Qual o valor da escala usada nesse mapa?
__________________________________________________________________
c) Qual é o tipo de escala representada?
__________________________________________________________________
d) Esse mapa possibilita a informação de detalhes como estradas e ferrovias?
_________________________________________________________________
e) Calcule a distância real entre a capital de São Paulo e a capital do nosso país –
Brasília.
f) Tomando o estado de Goiás como referência, analise a posição dos pontos
cardeais da rosa-dos-ventos e escreva quais estados estão situados ao Norte, ao
Sul, a Leste e a Oeste.
N ______________, S_______________, L ____________, O _____________
g) Tomando o estado de Minas Gerais como referência, quais os estados situados
a Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste?
NE _____________, NO ____________, SE ______________, SO ___________
2) Calcule as distâncias reais entre as localidades abaixo (mapa Europa-político)
escala: _________________
a) Bucareste – Vaticano ( ) - ____________________km
b) Bruxelas – Paris ( ) - ___________________km
c) Kiev – Loondres ( ) - _______________________km
Mapa África-político
a) Cairo – Argel ( ) - _____________________km
b) Antananarivo – Nairobi ( ) - __________________km
c) Dacar – Trípoli ( ) - __________________km
3) Faça a transformação da escala gráfica em numérica:
280 _________________________ 428 ______________________
250 ________________________ 91 ______________________
4) Faça a transformação da escala numérica em escala gráfica:
1: 25 000 000 ______________________ 1: 80 000 000 ___________________
1: 5 000 000 _______________________ 1: 65 000 000 __________________
5) Elabore um desenho representando a rosa-dos-ventos assinalando nela as
siglas dos pontos cardeais e colaterais
Explique a importância dos pontos de referência através de dois exemplos.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________
7) Localize no seu Atlas o mapa “Brasil-político” . Com a ajuda da rosa-dos-ventos
que você confeccionou em sala, responda o que se pede:
a) Que estado brasileiro fica a leste de Mato Grosso do Sul?,
__________________________________
b) Que estado brasileiro se localiza ao norte do Mato Grosso?
_________________________________
c) Que estado brasileiro se localiza ao sudeste de Tocantins?
_________________________________
d) Que área brasileira fica ao norte do Estado de Goiás?
_____________________________________
8) Agora localize o mapa “Continente Americano-político” e responda:
a) Que país se localiza ao norte do México?
__________________________________
b) Que país se localiza ao norte do Equador? ________________________
c) Que país fica a sudeste do Peru? _______________________________
d) Que país fica ao sudoeste do Paraguai? __________________________
9) Na figura abaixo, um menino saiu para uma excursão com um grupo de amigos
e se perdeu num lugar desconhecido e desabitado. Ele sabe apenas que a cidade
onde mora fica a oeste. Como é de manhã e o Sol acabou de surgir no horizonte,
ajude-o a encontrar o norte e os demais pontos cardeais, preenchendo no próprio
desenho as siglas desses pontos. Se houver tempo, pode colorir.
10) Localize as coordenadas geográficas das seguintes capitais americanas
(América-politico)
Cidade/País Latitude Longitude
Havana - Cuba
Brasília – Brasil
Quito – Equador
Washington – EUA
Lima - Peru
1) O que são Coordenadas Geográficas? E qual a importância dessas informações para a nossa vida?
____________________________________________________________________________________________________________________
02. O que são Latitude e Longitudes?
02. O que são Latitude e Longitudes?
____________________________________________________________________________________________________________________
03. Localize e nomeie no mapa abaixo as principais Zonas Climáticas da Terra:
03. Localize e nomeie no mapa abaixo as principais Zonas Climáticas da Terra:
4) DÊ AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS DO PONTO A e B.
5) Dê as coordenadas geográficas das seguintes capitais brasileiras
5) Quais as longitudes dos pontos extremos leste e oeste do Brasil?
Palavras Cruzadas: coordenadas geográficas
Horizontais
2. OCIDENTAL—Hemisfério Oeste é o mesmo que hemisfério ______
6. LONGITUDE—Distância medida em graus entre um ponto qualquer da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich
9. PARALELOS—Circuferências/linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido Leste-Oeste
10. LINHA DO EQUADOR—Principal paralelo
11. COORDENADAS GEOGRÁFICAS—Os meridianos e paralelos formam o sistema de____
15. NORTE—O Círculo Polar Ártico se localiza no hemisfério ______
Verticais
1. ANTÁRTICO—No hemisfério Sul se localiza o Círculo Polar ______
3. CAPRICÓRNIO—O trópico localizado no Hemisfério Sul é o de________
4. HEMISFÉRIO—A metade de uma esfera é um ______
5. MERIDIANOS—Semi-círculos/linhas imaginárias que ligam o pólo Norte ao pólo Sul
7. OESTE—O Brasil se encontra totalmente no hemisfério_______
8. CANCÊR—O trópico localizado no Hemisfério Norte é o de________
12. ORIENTAL—O mesmo que hemisfério Leste
13. SUL—A maior parte do Brasil se localiza no hemoisfério______
14. LATITUDE—Distância medida em graus entre um ponto qualquer da superfície terrestre e a Linha do Equador
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UM POUCO DE ESCALA PRA VOCÊ
EXERCICIOS DE FIXAÇÃO -
1 Observe o mapa do seu Atlas “Brasil – político” e responda:
a) O que ele representa?
__________________________________________________________________
b) Qual o valor da escala usada nesse mapa?
__________________________________________________________________
c) Qual é o tipo de escala representada?
__________________________________________________________________
d) Esse mapa possibilita a informação de detalhes como estradas e ferrovias?
_________________________________________________________________
e) Calcule a distância real entre a capital de São Paulo e a capital do nosso país –
Brasília.
f) Tomando o estado de Goiás como referência, analise a posição dos pontos
cardeais da rosa-dos-ventos e escreva quais estados estão situados ao Norte, ao
Sul, a Leste e a Oeste.
N ______________, S_______________, L ____________, O _____________
g) Tomando o estado de Minas Gerais como referência, quais os estados situados
a Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste?
NE _____________, NO ____________, SE ______________, SO ___________
2) Calcule as distâncias reais entre as localidades abaixo (mapa Europa-político)
escala: _________________
a) Bucareste – Vaticano ( ) - ____________________km
b) Bruxelas – Paris ( ) - ___________________km
c) Kiev – Loondres ( ) - _______________________km
Mapa África-político
a) Cairo – Argel ( ) - _____________________km
b) Antananarivo – Nairobi ( ) - __________________km
3) Faça a transformação da escala gráfica em numérica:
280 _________________________ 428 ______________________
250 ________________________ 91 ______________________
4) Faça a transformação da escala numérica em escala gráfica:
1: 25 000 000 ______________________ 1: 80 000 000 ___________________
1: 5 000 000 _______________________ 1: 65 000 000 __________________
Mapa com as principais coordenadas geográficas.
Este texto tem como objetivo propor uma das formas de aplicação do tema “Coordenadas geográficas” nas aulas de Geografia. Coordenadas geográficas não é um conteúdo de fácil compreensão e entendimento, isso na maioria dos casos. A partir desse fato é importante que o professor de Geografia encontre uma maneira de o aluno assimilar o conteúdo. Uma das formas é a elaboração de um jogo, esse tipo de atividade motiva e promove a interação entre os alunos.
O jogo em questão é chamado de batalha naval. Antes da realização do jogo é necessário que o professor faça a explanação teórica do conteúdo, oferecendo condições básicas para o desenvolvimento da brincadeira.
Procedimentos do jogo batalha naval
Para a realização da brincadeira é preciso ter duas pessoas, uma folha para cada uma com tabela quadriculada.
O jogo em questão é chamado de batalha naval. Antes da realização do jogo é necessário que o professor faça a explanação teórica do conteúdo, oferecendo condições básicas para o desenvolvimento da brincadeira.
Procedimentos do jogo batalha naval
Para a realização da brincadeira é preciso ter duas pessoas, uma folha para cada uma com tabela quadriculada.
Depois faça a codificação de linhas e colunas, sendo a última constituída por letras e a primeira por números. Feito isso, os participantes inserem aleatoriamente as figuras (bolas, aviões, navios etc.) nos quadrados. A distribuição das figuras devem ser feitas em sigilo, ou seja, que nenhum dos dois saibam onde estão localizadas no tabuleiro o jogo do outro. Esse procedimento é para que os participantes tentem adivinhar onde estão as figuras do adversário.
O jogo consiste em deduzir onde estão as figuras do oponente, dizendo o endereço, exemplo, 2h, 9b e assim por diante. O término do jogo é quando um dos oponentes acerta todos os alvos do outro.
A ligação entre o jogo e as coordenadas geográficas é que as linhas representam os paralelos e as colunas os meridianos. Os códigos comparam-se às coordenadas geográficas inseridas nos mapas (16° sul e 48° oeste).
A ligação entre o jogo e as coordenadas geográficas é que as linhas representam os paralelos e as colunas os meridianos. Os códigos comparam-se às coordenadas geográficas inseridas nos mapas (16° sul e 48° oeste).
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
As coordenadas geográficas funcionam como “endereços” de qualquer localidade no planeta. Sobre esse sistema, julgue as seguintes proposições:
I – As coordenadas geográficas têm origem no encontro entre os paralelos e meridianos.
II – Os paralelos determinam a latitude, que varia de 0° a 90°, tanto a leste quanto a oeste.
III – A longitude é determinada pelos meridianos e tem como referência o Meridiano de Greenwich.
IV – O ponto X, representado no esquema, encontra-se no Hemisfério Norte e no Hemisfério Oeste.
V – O ponto Y apresenta uma latitude de 10° Norte.
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Somente as proposições I, II, III e IV são corretas.
(B) Somente as proposições I, III, IV e V são corretas.
(C) Somente as proposições I, III e IV são corretas.
(D) Somente as proposições I, II e V são corretas.
III – A longitude é determinada pelos meridianos e tem como referência o Meridiano de Greenwich.
IV – O ponto X, representado no esquema, encontra-se no Hemisfério Norte e no Hemisfério Oeste.
V – O ponto Y apresenta uma latitude de 10° Norte.
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Somente as proposições I, II, III e IV são corretas.
(B) Somente as proposições I, III, IV e V são corretas.
(C) Somente as proposições I, III e IV são corretas.
(D) Somente as proposições I, II e V são corretas.
(CEFET-PR) O Equador é o paralelo principal e está traçado a igual distância dos polos, dividindo o planeta Terra em hemisférios. Cada meridiano, junto com o seu antimeridiano,também divide a esfera terrestre em duas partes iguais. Em relação aos meridianos e paralelos terrestres, é correto afirmar que:
a) o meridiano de Greenwich e seu antimeridiano dividem a esfera terrestre em dois hemisférios: o setentrional e o meridional.
b) o ângulo formado pela vertical que passa em um determinado local com a vertical de uma localidade no meridiano de Greenwich é chamado de latitude.
c) os círculos polares indicam o limite exato em que tanto a noite (no inverno) quanto o dia (no verão) duram 24 horas.
d) a longitude do Equador é de 0°, pois ele é o único círculo máximo da esfera terrestre.
e) os fusos horários estão diretamente ligados aos paralelos, pois estes determinam as zonas de maior e menor incidência dos raios do sol.
02 - (UCS-adaptada) Analise o texto e as afirmações:
O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias que possibilitam a localização de qualquer ponto em sua superfície.
Com eles determinam-se a latitude, a longitude e as coordenadas geográficas de um lugar qualquer. Em decorrência do movimento de rotação da Terra, (sentido oeste-leste) ocorrem os dias e as noites, assim como a diferença de horário entre os diversos pontos longitudinais da esfera terrestre.
I. Considerando duas cidades, a que estiver a oeste em relação à outra terá seu horário atrasado.
II. Todas as cidades localizadas na mesma latitude e cuja distância da linha do Equador for igual, têm o mesmo horário.
III. Quanto maior for a longitude dos lugares, menores serão seus horários em relação ao Greenwich Mean Time.
IV. Considerando duas cidades, ambas no hemisfério Oriental, a que estiver mais a leste terá seu horário adiantado em relação a GMT.
São corretas apenas as afirmações:
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I, II e III.
03 - (Unioeste-adaptada) Durante as Olimpíadas de 2008, realizada na China, muitos jogos foram assistidos por nós, brasileiros,durante a madrugada, apesar de serem disputados em plena luz do dia. Considerando o enunciado, a localização geográfica e a diferenciação de horários em relação aos fusos horários, é correto afirmar que:
I. o horário de todas as áreas de certos países sempre corresponde ao horário oficial do fuso em que eles estão localizados.
II. como a Terra gira de oeste para leste, os países do Oriente têm as horas adiantadas em relação ao meridiano de
Greenwich.
III. a China está localizada nos hemisférios setentrional e oriental, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar
Ártico.
IV. se as Olimpíadas fossem realizadas em Nova York, um torcedor que tomasse um avião supersônico especial poderia chegar para assistir a um jogo no mesmo horário em que saiu de Londres.
São corretas apenas as afirmativas:
a) I
b) II
c) II e III
d) I e IV
e) II, III e IV
IDENTIFICAÇAO
RESPONDA:
a) Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério sul?
b) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério ocidental?
d) De acordo com o meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano? PESQUISE NO MAPA MUNDI
e) De acordo com a linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte do Brasil?
1) Defina Geografia.
3. Diga o que significa o termo “espaço geográfico”.
4. Explique com suas palavras a seguinte afirmativa: O espaço geográfico é um produto histórico.
5. Duas cidades estão separadas por uma distância por uma distância de 50 km. Qual seria a distância dessas cidades representadas num mapa de escala 1: 1000.000?
6. Observe a figura a seguir.
As coordenadas geográficas dos pontos A e B, indicados na figura, são, respectivamente:
a) 60° lat. O, 80° long. N – 60° lat. S, 40° long. E.
b) 60° lat. N, 80° long. O – 60° lat. S, 40° long. E.
c) 80° lat. N, 60° long. O – 40° lat. S, 60° long. O.
d) 60° lat. N, 80° long. O – 40° lat. S, 60° long. E.
e) 60° lat. N, 80° long. O – 40° lat. S, 60° long. S.
As coordenadas geográficas dos pontos A e B, indicados na figura, são, respectivamente:
a) 60° lat. O, 80° long. N – 60° lat. S, 40° long. E.
b) 60° lat. N, 80° long. O – 60° lat. S, 40° long. E.
c) 80° lat. N, 60° long. O – 40° lat. S, 60° long. O.
d) 60° lat. N, 80° long. O – 40° lat. S, 60° long. E.
e) 60° lat. N, 80° long. O – 40° lat. S, 60° long. S.
Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério
sul?
b) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério
ocidental?
Quantos e quais são os continentes e os oceanos da Terra?
d) De acordo com o meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano?
_______________________________________________________________
e) De acordo com a linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte do Brasil?
Geografia – Cartografia – 10° Questões – Gabaritadas.
28/04/10 por Aluno Arretado
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