GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NA SORVETERIA COM MEUS ALUNOS DO CEJA EM LUCAS DO RIO VERDE.AULA DE CAMPO SOBRE SETORES DA ECONOMIA NO SISTEMA CAPITALISTA.



Local de estudo: sorveteria.
Tema: Produção, comércio, economia.
Nível: II ano do Ensino Fundamental.
Professora: Gislaine F. dos Santos
Disciplina: Geografia
Área de Ciências Humanas e suas tecnologias.

O que o aluno poderá aprender com esta aula.
O objeto de estudo da Geografia é construído na interface e articulação entre a dimensão natural e a dimensão humana do real. O estudo do espaço geográfico significa investigar a produção, distribuição, organização e significados dos fenômenos naturais e humanos, em
 suas articulações.










Objetivos específicos
  1. 1. Levar o corpo discente a conviver com a prática científica da Ciência Geográfica, através da observação, descrição, análise, levantamento de hipótese, e comprovação dos aspectos do sistema capitalista estudados em sala.

  1. Identificar na área de estudo (sorveteria) as atividade econômica, consistindo  na produção, distribuição e consumo de bens e serviços.




TECNOLOGIAS E OS SORVETES

O OBJETIVO  NO SISTEMA CAPITALISTA É SEM DÚVIDAS OBTER LUCRO

AS COMPRAS DOS SABORES SÃO FEITOS MAIORIA PELA INTERNET.




A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS  FOI  SEM DÚVIDA EXTRAORDINÁRIA


NÃO HÁ NADA NESTA SORVETERIA QUE É PRODUZIDO ARTESANALMENTE.
TENDO EM VISTA QUE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROIBI. TUDO TEM QUE SER  CONFORME A LEI, PARA QUE NÃO DESENVOLVA BACTÉRIAS E ASSIM NÃO PREJUDICANDO A SAÚDE HUMANA.















Duração das atividades2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o alunoO professor deverá ter domínio dos conteúdos: Geografia Humana, trabalho em equipe e liderança.
Estratégias e recursos da aula
Este trabalho tem como meta visita in lócus de uma indústria e comércio de sorvetes.
Caberá aos alunos desenvolverem características da  ciência social seguindo uma lógica de raciocínio através:

  • O professor deverá ter domínio dos conteúdos: Geografia Humana.
     •    Observação na perspectiva geral do mercado: Tendências
     •    Registro em foco no cliente.
  • Entrevista com o proprietário: Tema: Estudo de mercado: Fornecedores e concorrentes, a empresa e o mercado (Marketing).
  • Fotos conduzidas pelo professor e pelo proprietário por se tratar de uma empresa privada.
Considerações Finais do professor.
Trabalhar com os alunos temas ligados ao cotidiano significa criar estratégias para que eles percebam a relação existente entre o que ocorre no espaço natural e social.
 Significa disponibilizar elementos que lhe permitam perceber e entender a ciência social.









































AVALIAÇÃO:



SETORES DA ECONOMIA.
PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA, TERCIÁRIA.

 setor primário: está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, ,pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

 Setor Secundário: o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc

Setor Terciário: É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. 

01. Explique com suas palavras os Setores da Economia:
a) Setor Primário:
b) Setor Secundário:
c) Setor Terciário:
02. Crie um quadro com um exemplo de produção de um determinado produto, desde sua retirada na natureza, sua transformação, distribuição e venda (desenho ou escrito):

03. Distribua as seguintes atividades nos setores econômicos abaixo:
Extrativismo – Indústria – Comércio – Agricultura – Distribuição – Pecuária - Fábrica
a) Setor Primário:
b) Setor Secundário:
c) Setor Terciário:
04. Relacione as colunas, com referencia aos setores da economia:


(A) Atividades Primárias
(B) Atividades Secundárias
(C) Atividades Terciárias


( ) Setor onde a matéria-prima é transformada em um produto, através das indústrias.
( ) Setor onde abrange as atividades de comércio e serviços de produtos industrializados.
( ) Setor no qual são produzidos ou retirados na natureza as matérias-primas. (ex: agricultura, pecuária e extrativismo).


_____________________________________________________________________
05. Relacione as colunas:


(A) Agricultura
(B) Pecuária
(C) Agropecuária


( ) Conjunto de atividades que abrangem a agricultura e a pecuária.
( ) Utilização do solo para plantio e o cultivo de plantas.
( ) Utilização da terra para criação de animais, com finalidade econômica.




06. Cite quais animais são criados em cada uma das criações abaixo:
a) Apicultura:
b) Bovinocultura:
c) Caprinocultura:
d) Eqüinocultura:
e) Suinocultura:
f) Piscicultura:
g) Ranicultura:

07. Complete as frases:
a) O extrativismo ______________é a retirada de animais do ambiente.
b) O extrativismo _________________é a retirada, da natureza, de produtos de origem mineral.
c) O extrativismo _________________é retirada de produtos vegetais.

08. Leia atentamente sobre O EXTRATIVISMO VEGETAL e responda a questão abaixo.
O extrativismo vegetal é uma atividade do setor primário da economia. Toda prática de exploração de recursos naturais necessita ser planejada e adequada à dinâmica da natureza, pois os recursos podem esgotar-se. A retirada veloz e sem planejamento de árvores já comprometeu e pode continuar a comprometer grande parte das florestas brasileiras.
Por que o extrativismo vegetal deve ser planejado?

09. Preencha com exemplos de recursos renováveis e não-renováveis:


10. Explique com suas palavras em sua visita a sorveteria Pil Gelato, você observou quais atividades? As atividades estão inclusas  em  quais setores da economia?
Comente em seu relatório suas conclusões sobre a perspectiva geral da sorveteria visitada:
Tendências:
·         Registro em foco no cliente.
·          Estudo de mercado: Fornecedores e concorrentes, a empresa e o mercado (Marketing).

BOA SORTE, ESPERO QUE TENHA FEITO SUAS OBSERVAÇÕES,  POIS A PROFESSORA AUXILIOU OS ALUNOS ANTES DA AULA DE CAMPO. APROVEITE E MÃOS NA MASSA... GDE ABRAÇO DA PROF GISLAINE!

http://www.blogger.com/img/icon18_edit_allbkg.gif
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SOBRE O SISTEMA CAPITALISTA RESPONDA:



  1. Antes da Revolução Industrial a sociedade produzia roupas, utensílios como panela, copo etc com as mãos. Como é chamado essa técnica de trabalho manual em que não há divisão de trabalho?
----------------------------------------------------------------------------
        2- Marque a alternativa correta:
I – No  capitalismo as pessoas não tem a liberdade pra comprar e vender seus produtos.
II- A revolução Industrial, Séc. XVIII, marcou o início do capitalismo comercial.
III- O capitalismo pode ser dividido em duas classes sociais básicas : A burguesia ( proprietária dos meios  de produção ) e  os proletariado (venda de sua força de trabalho).
IV- O expansionismo das multinacionais em direção  aos países periféricos caracterizou -se  pela instalação  de fábricas modernas, destinadas a produzir manufaturados de alta tecnologia utilizando o baixo preço  da mão-de-obra
local.
a- Somente a IV está correta.
b- Somente  I e II estão corretas.
c- Somente  III e IV estão corretas.

3- Caracterize :
- Capitalismo Comercial:---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Capitalismo Industrial ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Capitalismo Financeiro : ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4- A primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo.
I.                    Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II.                  Com a ampliação da divisão Internacional do Trabalho, alguns países europeus  especializaram na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III.                Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem interferir na organização política e territorial da Europa.
Assinale a alternativa correta:
a)      Está correta a I, II, III
b)      Nenhuma está correta
c)       Somente a I está correta.
d)      Está correta a II, III.


NO SISTEMA CAPITALISTA ESTUDA-SE A SUSTENTABILIDADE.
FOI O QUE FIZEMOS. CONFIRAM...

O HOMEM DEVE SABER UTILIZAR OS RECURSOS NATURAIS.
SOLO, RIO, RELEVO, ATMOSFERA, VEGETAÇÃO...



FIZEMOS UM VISITA NA CHÁCARA DA ROSÂNGELA.E VEJAM O QUE VISUALIZAMOS NA PAISAGEM GEOGRÁFICA.
ESTA  É A ADRIANA. ADORA FOTOGRAFAR.


A NOSSA ALUNA ROSANGELA NOS ESPEROU COM ESTE CAFÉ DA MANHÃ BELÍSSIMO.



PREPARANDO PARA ASSAR O COSTELÃO.







LOGO DE MANHÃ SAÍMOS COM NOSSOS FILHOS PARA CURTIR O CERRADO.












Adicionar legenda




































































































A PROF. GISLAINE ENTREGA AQUELE ABRAÇÃOOOOOOOOO!
DESEJA- LHES  UM ÓTIMO FIM DE ANO.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário