GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

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TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

quinta-feira, 15 de março de 2012

GLOBALIZAÇÃO NA SOCIOLOGIA BONS ESTUDOS.

Olá, aqui a prof. Gislaine, é o maior prazer trabalhar com vocês este tema:


TEXTO: Globalização
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
globalização  é um dos processos de aprofundamento da integração econômicasocialculturalpolítica, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercadospara os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.


Impacto

A característica mais notável da globalização é a presença de marcas mundiais
A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.



MÚSICA: Geração Coca-Cola – Legião Urbana




Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é dificil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-cola




BBB 8
Grande mídia é uma expressão usada para designar os principais veículos de um determinado sistema de comunicação social, considerando os setores tradicionais - emissoras de rádio e TVjornais e revistas. O termo não tem uma origem historicamente delimitada mas pode estar ligado àliteratura acadêmica produzida pela escola da teoria crítica da comunicação e a conceitos como indústria cultural e comunicação de massa, surgidos ao longo do século XX.
É empregada geralmente com conotação pejorativa por esquerdistas radicais, servindo para traduzir uma alegada má influência política e cultural exercida por estas empresas de comunicação sobre a sociedade tanto em nível nacional quanto regional. A esta expressão contrapõem-se "media alternativa" e/ou "imprensa nanica", surgidas no Brasil nos anos 70.
Globalmente, a grande mídia é representada pelos sete principais conglomerados transnacionais da indústria da informação e do entretenimento:AOL-Time WarnerViacomSonyNews CorporationDisneyVivendi UniversalGloboAssociados e Bertelsmann.

A Mídia e a imagem feminina





Qual o papel da mulher na Sociedade? A partir desta indagação é possível desenvolver um debate em torno da discriminação de gênero e sua ligação com a mídia.

A fim de partir de um exemplo ilustrativo, assista com os alunos o vídeo "Promoção Top Cozinha Maravilha".

A música e a imagem fazem uma apologia à mulher como símbolo sexual e ao mesmo tempo como serviçal dos homens, como se a cozinha fosse seu lugar. Vende uma mensagem de que sexualidade e dona de casa (nova... bonita...) devem ser qualidades perseguidas pelas mulheres.

Em apenas um comercial é possível identificar as marcas do machismo (re)criado e consolidado pela sociedade brasileira.

A mídia, levada pelo seu objetivo (promover a venda) muitas vezes retransmite  (e fortalece) uma imagem discriminatória e reducionista da mulher sem mesmo ter a intenção direta de faze-lo. Isso ocorre por está inserida em uma sociedade marcada por ideias estereotipadas da mulher. Assim levantamos uma questão: É a mídia responsável por criar e fortalecer tais estereótipos ou ela é “vítima” da sociedade a qual está inserida? No caso da propaganda do vídeo abaixo, os seus produtores são vítimas ou culpados pela imagem estereotipada, reducionista e discriminatória transmitida?

Muitas feministas acreditam que a discriminação contra mulheres ainda existe tanto em países subdesenvolvidos quanto em países desenvolvidos. O quanto de discriminação e a dimensão do problema são questões abertas.
Existem muitas ideias no movimento a respeito da severidade dos problemas atuais, a essência e como enfrentá-los.
 Em posições extremas encontram-se certas feministas radicais que argumentam que o mundo poderia ser muito melhor se houvesse poucos homens. Algumas feministas afastam-se das correntes principais do movimento, como Camille Paglia; se afirmam feministas mas acusam o feminismo de ser, por vezes, uma forma de preconceito contra o homem. (Há um grande número de feministas que questiona o rótulo "feminista", aplicado a essas dissidentes.)
Muitas feministas, no entanto, também questionam o uso da palavra "feminismo" para se referir a atitudes que propagam a violência contra qualquer género ou para grupos que não reconhecem uma igualdade entre os sexos. Algumas feministas dizem que o feminismo pode ser apenas uma visão da "mulher como povo". Posições que se baseiam na separação dos sexos são consideradas, para esses grupos, sexistas ao invés de feministas.


ANUNCIADO:
– Como foi visto, o mundo globalizado impõe nos cada vez mais produtos de ordem global. Bebemos uma Coca-Cola e dirigimos nosso carro “global”.
Mike Featherstone define que as culturas locais contrastam com a cultura de ordem global em um mesmo espaço.
 
Vamos registrar no caderno com a maior atenção.
1)     Explique de que maneira a comercialização desse produtos globais, como o carro Corolla e ao refrigerante norte-americano citado na música Geração Coca Colla, prejudicam o processo de produção de uma cultura local e de que maneira podemos conciliar o global com o regional? ........................................................................................................................................................
2)     Analise o Excerto(trecho de texto).
“Da mesma forma que a roda é a extensão do pé, o telescópio uma extensão do olho, assim a rede de comunicações é uma extensão do sistema nervoso. Assim como a rede de comunicações espalhou-se pelo mundo, assim ocorreu com a nossa rede neural. A televisão tornou-se os nossos olhos, o telefone a nossa boca e ouvidos. Nossos cérebros são elos de um sistema nervoso que se estende através do mundo todo”. (IANNI, 2006, p. 123)

Registre com atenção:
 A partir dos vídeos apresentados anteriormente, e do  excerto acima, explique como a globalização alterou nossa maneira de agir, comunicar e apresente como o fenômeno da globalização provocou a alteração dos valores pregados em nossa sociedade:



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