GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

REVOLUÇAO INDUSTRIAL GEOGRAFIA E ARTE

Geografia e Arte






O trecho a seguir trata da realidade vivida pelos operários no início do século XX em São Paulo. “ [...] Cada fábrica tinha um aspecto fosco e hostil de presídio, com seus guardasde portão fardados e armados, operários e operárias submetidos a vexatórias revistas e a humilhantes observações, quando não recebiam ameaças de toda sorte.” (Dias, E..Trabalhourbano e conflito social, In: Gerab, William Jorge e Rossi, Waldemar. Industria e trabalho no Brasil – Limites e desafios. São Paulo, Atual, 1997, p.41) O quadro, pintado em 1933, retrata o início da industrialização brasileira, com toda a gente que veio dos quatro cantos do país, e do mundo, para pegar pesado nas fábricas. Responda: 1 – Em relação ao quadro da artista Tarsila do Amaral: - Que impressão você tem ao observá-lo? - Que elementos reforçam a idéia de que os personagens são operários? - Faça uma análise sobre esse operários: como eles são? Que condições de trabalho eles enfrentam em sua jornada diária? b) Em sua opinião, como era a vida dos operários nesse período? c) Compare a realidade vivida pelos operários na década de 1930 c0m a realidade de hoje. d) Escreva um pequeno texto a respeito do parque industrial de sua cidade. (adaptado do livro didático)


Nenhum comentário:

Postar um comentário