GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

sábado, 17 de setembro de 2011

A riqueza da sociedade está justamente na diferença entre as pessoas






Por Que os Outros Não São Iguais a Mim?

" – Não consigo compreender como alguém pode pensar dessa maneira!"
" – Não adianta falar – ele(a) não entende o que eu quero dizer!"
" – Como ele(a) pode gostar disso?!"
" – Ele(a) mais parece uma lesma! Vá ser devagar assim no inferno!"
" – Às vezes penso que só eu estou certo!"

Estas e outras afirmações fazem parte de nosso cotidiano. Não é fácil reconhecer e aceitar a "diversidade humana". Homens e mulheres são diferentes, pensam de maneira diferente e agem de forma diferente. Jovens e adultos são diferentes, pensam de forma diferente e agem de maneira diferente. A verdade é que todas as pessoas são diferentes e isso é simplesmente irritante e às vezes inaceitável para pessoas egocêntricas.
As pessoas têm base genética diferente; formação e educação diferentes; histórias de vida diferentes; cresceram e se desenvolveram em meio-ambientes diferentes. Os "modelos" sobre os quais construímos nossos conceitos de certo e errado também foram diferentes para cada um de nós. Os próprios conceitos de "ética" e mesmo "moral" podem ser um pouco "diferentes" de pessoa para pessoa. Umas mais rígidas, outras mais "relativistas", etc. O fato é um só – não há duas pessoas iguais!
Assim, temos que aprender a conviver, respeitar e até utilizar para a nossa vida – pessoal e profissional – as diferenças individuais. Uns têm mais "senso de urgência" e fazem as coisas rapidamente. Outros mais introspectivos, pensam mais, são mais cautelosos. Uns não têm medo de reclamar, "pechinchar", exigir seus direitos e até brigar. Falam com quem têm que falar para conseguir alguma coisa. Outros são mais introvertidos, tímidos, não têm a necessária coragem ou mesmo sentem-se ridículos ao reclamarem seus direitos ou exigirem algum benefício pessoal. Os primeiros acharão os segundos uns "bobos". Estes dizem que os primeiros são uns "mal educados, egoístas, espaçosos...". Quando estamos dirigindo, todos os motoristas que estão dirigindo mais devagar à nossa frente são uns "molengas, tartarugas..." e todos os que nos ultrapassam são uns "loucos, irresponsáveis...". Não é assim mesmo?

A riqueza da sociedade está justamente na diferença entre as pessoas. O que seria do azul, se todos gostassem do amarelo? – diz o ditado popular. E assim, na empresa, na família, na vida, tente fazer um esforço para respeitar as pessoas como elas são –diferentes de você!
Luiz Marins, Ph.D.
Anthropos Consulting

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ALUNOS DO CEJA VISITAM O LAGO ROMANCINI EM LUCAS DO RIO VERDE - LEIAM, É LEGAL!






ALUNOS DO CEJA - JOSÉ DE ALENCAR FAZEM AULA NA PRÁTICA SOBRE A SUSTENTABILIDADE. 


Na prática os alunos buscam o conceito de sustentabilidade através do ECOTURISMO.

Segundo a professora Gislaine (geografia), professor Welington (Biologia) e seus alunos:
Só é considerado o ECOTURISMO quando o turista ao visitar uma área natural não cause impacto na vegetação ou mata ciliar. Os animais silvestres precisam ser protegidos. A água deve ser conservada e limpa. E o solo, ar sempre pronto para proporcionar vida na Terra. 





Prof. Biologia -Práticas pedagógicas.Com orientação do professor, alunos recolhem material para  pesquisas em laboratório.

Os cupins são insetos sociais que pertencem à Ordem Isoptera. “Iso” significa igual em latim e “ptera” se refere às asas. Ou seja, os cupins são animais que apresentam asas anteriores e posteriores iguais, quando estas estão presentes.
Normalmente se associa a imagem dos cupins às madeiras estragadas e às crises nervosas das vovós que choram pela perda da tão (antiga) apreciada cadeira de balanços de madeira que foi da tataravó. De fato, os cupins são potenciais pragas urbanas e atacam veementemente as madeiras e objetos afins. Contudo, o que ninguém sabe é que os cupins são dotados de extrema complexidade biológica e têm uma função extremamente importante na manutenção dos ecossistemas da Terra. Diferentemente do que se pensa popularmente, estudar os cupins é de suma importância. Mas no que a vida desses pequenos insetos afeta nossas vidas? Por que os cupins gostam tanto de madeira? Leia o texto e entenda um pouco mais sobre a Termitologia, ciência que estuda os cupins e suas curiosidades.












Colaboração, parceria, apoio. “Sentimos os passos de um outro Brasil que vem aí, mais tropical, mais fraternal, ....realização de projetos e propiciando ações a serem desenvolvidas na escola.
Sempre que a escola necessita de parceria  recorremos ao órgão da Segurança Pública.







VEJAM O QUE OS TURISTAS FAZEM NO LAGO ROMANCINI.


O lago Romancini, a cerca de 35 quilômetros de Lucas do Rio Verde, tem sido palco de luverdenses que buscam mais diversões para os finais de semana.
Quem procura aventuras raramente passa os finais da semana no município, e quando não viaja, ou monta seu “ ACAMPAMENTO na margem desse que é o lago mais famoso de Lucas do Rio Verde.








VEJAM COMO FOI O TRABALHO. 
E
APRENDAM SOBRE A GEOMORFOLOGIA DO LOCAL. ÓTIMOS ESTUDOS! BJOSS DA PROF GISLAINE.


1º- DEFINIÇÃO DE GEOMORFOLOGIA:
Geomorfologia é um ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre. Para isso, tende a identificar, descrever e analisar tais formas, entendidas aqui como relevos, assim como todos seus aspectos genéticos, cronológicos, morfológicos, morfométricos e dinâmicos, tanto pretéritos como atuais e naturais ou antropogênico. 



O que é relevo?

O relevo consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos e externos. Ou seja, é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas. Entre as principais formas apresentadas pelo relevo terrestre, os quatro tipos principais são:
  • Montanhas
  • Planaltos
  • Planícies
  • Depressões


Maquete feita pelos nossos alunos, representando o início da nossa cidade."E NELA O RELEVO CLARO."
O rio Verde, passando pela cidade de Lucas do Rio Verde Mt.




Conferindo todos os alunos.


    ANSIOSOS PARA  CONHECER O LAGO.


















CHEGANDO NO LOCAL DE ESTUDO ...  A VIAGEM FOI MARAVILHOSA.


Planícies
São áreas, no geral, planas e de baixa altitude.
As planícies se formaram a partir do acúmulo de sedimen­tos trazidos pelos ventos, mares, rios ou geleiras. As áreas de planície apresentam superfícies pouco aciden­tadas, sem grandes desníveis no terreno.





O lago a vista!  
 E vestígio da vegetação nativa, 

Tipo de vegetação do local:  CERRADO = são uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do país. É uma área zonal, como as savanas da África, e corresponde grosso modo ao Planalto Central.




TRANSFORMAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO









É uma área paradisíaca que, com muito esforço, talvez não sofra com a especulação imobiliária.

E É POR ISSO QUE O CEJA ESTÁ A FAVOR DO MEIO AMBIENTE, ANALISANDO O ESPAÇO GEOGRÁFICO. E COMPREENDENDO OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS QUE É  A RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS FÍSICOS. (RELEVO, VEGETAÇÃO, HIDROGRAFIA, SOLO, ATMOSFERA ...) 


NA FOTO : ALUNOS DA ESCOLA CEJA, PROFESSORES, E O PROPRIETÁRIO DO LAGO ROMANCINI. SENHOR ILDO ROMANCINI, DE CAMISA AZUL LISTRADA.




Um lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de curso de água, como rios e glaciares geleiras que desaguem nessa depressão.
VEJA IMAGEM DE UMA DEPRESSÃO: É RELATIVA PORQUE EM RELAÇÃO AO SEU ENTORNO É UMA ÁREA COM DESNÍVEL MAS EM SEU ENTORNO É PLANO. NESSAS DEPRESSÕES PODEM ACUMULAR ÁGUA DAS CHUVAS, DAS VAZANTES DOS RIOS ETC. NORMALMENTE É DOCE A ÁGUA.
OBS: É NA DEPRESSÃO QUE OS LAGOS NATURAIS SE FORMAM OK?

A quantidade de água que um lago contém depende do clima regional. As dimensões dos lagos são muito variáveis, desde alguns metros até várias centenas de quilómetros, como são os Grandes Lagos da América do Norte ou os Grandes lagos Africanos. A sua profundidade também varia desde alguns centímetros até várias centenas de metros - o Lago Baikal, na Sibéria, é o mais profundo do mundo, com 1680 metros.
O LAGO ROMANCINI, É ARTIFICIAL. POIS SUA ORIGEM  É DA CRIAÇÃO DE UMA HIDRELÉTRICA COM O NOME DE CANOA QUEBRADA. VEJAM E CONFIRAM:

Canoa Quebrada

A PCH Canoa Quebrada está situada no Rio Verde, na divisa dos municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso, a 380 Km de Cuiabá (MT). Com potência instalada de 28 MW, a usina contribui para o desenvolvimento econômico da região, gerando energia suficiente para abastecer uma cidade com população de 100 mil habitantes. A energia gerada é vendida a Eletrobrás (Proinfa).
Seguindo os mais rígidos princípios de sustentabilidade ambiental, a PCH Canoa Quebrada se destaca pelos programas de preservação, como por exemplo, o Sistema de Transposição de Peixes (STP), conhecido também como “escada de peixes”, que assegura a migração dos cardumes durante a piracema.
Diversos estudos foram realizados no rio Verde, assim como na fauna e na flora da região, gerando conhecimento sobre um ecossistema até então pouco pesquisado. O compromisso com o meio ambiente está presente em todos os projetos da Atiaia Energia.
  • Localização geográfica: Lucas do Rio Verde e Sorriso - MT
  • Região beneficiada: Centro do Estado do Mato Grosso
  • Bacia hidrográfica: Rio Verde, sub-bacia 17 do Rio Amazonas
  • Potência instalada: 28 MW
  • Geração média anual: 200.000 MWh
  • Unidades geradoras: três turbinas tipo Kaplan “S” montante
  • Início de operação: dezembro de 2006
Mapa PCH Canoa Quebrada

Imagens da PCH

Clique nas imagens para ampliá-las.
  • Vista aérea da PCH Canoa Quebrada
  • Reservatório formado pelas águas do Rio Verde
  • Vertedouro da PCH Canoa Quebrada
  • Subestação da PCH Canoa Quebrada
  • Interior da Casa de Força
  • Vista do Vertedouro e Casa de Força


ALUNOS SE APROXIMANDO DO LAGO , ORIGINADO A PARTIR DA USINA HIDRELÉTRICA DA CANOA QUEBRADA.


É um ambiente que motiva a diversão sem esquecer das responsabilidades (uma grande placa instalada ao pé do lago lembra dos riscos à saúde e ensina a cuidar da natureza).

IMPORTANTE RESSALTAR QUE MESMO SENDO UM LAGO  ARTIFICIAL, A  ÁGUA DO LAGO ROMANCINI VEM  DO RIO VERDE.RIO QUE  SE LOCALIZA EM NOSSO MUNICÍPIO.LUCAS DO RIO VERDE MT












*
DEPOIMENTO DA PROF GISLAINE:

 * POSSO DIZER QUE FOI UM SUCESSO ESTE TRABALHO. APRENDI COM OS MEUS ALUNOS A GEOGRAFIA DA MINHA REGIÃO. EM ESPECÍFICO UM LAGO QUE AOS FINAIS DE SEMANA COSTUMAMOS NOS DIVERTIR. MAS POUCO SABEMOS SOBRE ELE.
SÓ POSTEI ESTE TRABALHO PORQUE REALMENTE PERCEBI QUE MEUS ALUNOS ADORARAM E ATÉ PEDIRAM BIS.
MAS CLARO UMA AULA DE CAMPO REQUER PLANEJAMENTO. E MUITA ORIENTAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS QUE  A CONDUZ. FOI INTERDISCIPLINAR COM GEOGRAFIA E BIOLOGIA, ONDE TIVEMOS O APOIO DE MUITOS COLEGAS E AMIGOS. 
AGRADEÇO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO CEJA, PROFESSOR WELINGTON DE BIOLOGIA, E O POLICIAL FLÁVIO DA CIVIL QUE NOS ACOMPANHOU.A PROFESSORA MESTRE  GEÓGRAFA. A DIRETORA QUE AUXILIA NOS DETALHES DA AULA.  AGRADEÇO A  TODOS OS MEUS COLEGAS.
BJOSS DA PROF GISLAINE FIQUEM TODOS COM DEUS!

CONFIRAM O ROTEIRO DE ESTUDO UTILIZADO NESTE TRABALHO:



Aula de Campo no Lago ROMANCINI

“A aula de campo é um importante recurso pedagógico para o conhecimento e a formação do aluno".
Por: Sérgio Mello
      Os professores de Ciências da natureza, humanas e linguagem   ( Welington, Gislaine, Sirley,) propõe um trabalho de campo com o  objetivo observar  a dinâmica de uma área conhecida como Lago Romancini. Propriedade privada do Senhor Ildo Romancini, localizada a _________ km.       A idéia surgiu quando o grupo de professores estavam em hora atividade onde foi colocado  que os conteúdos passados durante o trimestre necessita de uma atividade na prática. Como por exemplo  as formas do relevo, formação de lagos, mata ciliar, enfim os domínios morfoclimáticos. Além de praticarmos o ecoturismo ou Turismo Sustentável.
       A partir desta localidade serão percorridos  alguns quilômetros pela “Estrada” até a margem do Lago do Romancini, onde os alunos poderão observar  o conhecimento e visualização da dinâmica local.
       Após a chegada e acomodação, será feito  um piquenique no local onde há muitas árvores e sombras.  
       Para os professores a atividade será um sucesso. Haja visto que trabalhamos muitos conceitos relacionados ao projeto “SUSTENTABILIDADE” ou seja: É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
§  ecologicamente correto
§  economicamente viável
§  socialmente justo
§  culturalmente diverso

Ônibus. 150,00 pela empresa:_________________________
Pode até 40 alunos no ônibus.
Os professores podem organizar o lanche com a sua turma.

 Um lago artificial, albufeira ou açude é um lago de origem artificial, normalmente concebido para armazenar água numa região seca, para dar mais vida a um ambiente ou que resulta da construção de uma represa ou uma hidrelétrica, cobrindo as áreas costeiras às margens de um rio.
Os lagos artificiais são também feitos para a criação de peixes e outros organismos aquáticos, em regime de aquacultura extensiva.


LAGOS NATURAIS
Um lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de curso de água, como rios e glaciares geleiras que desaguem nessa depressão.
O QUE É DEPRESSÃO?

Lago Pluvial é um lago formado pelo acúmulo de água das chuvas, por não ser desaguadouro de um rio, Suas águas são geralmente turvas e paradas.
Lago Fluvial, como seu próprio nome relata, é um lago formado no leito de um rio, às vezes naturalmente, ou artificialmente (como no caso das represas). Seu diferencial de um lago convencional, é o fato de suas águas não serem totalmente paradas, e sim haver a formação das correntes de águas, que acompanham o leito natural do rio.

Ecossistema

Nesse caso, é um excelente local para a sobrevivência de várias espécies, que podem ter durante todo o ano, apesar da variação das chuvas, uma fonte de água segura. Um fator de descrédito no caso de algumas represas, é por impossibilitar os peixes que precisam subir o rio para fazer a desova. Sua riqueza em matéria orgânica é grande, visto que as águas do rio, vêm trazendo sedimentos e nutrientes que se acumulam no fundo do lago, e a cada ano ele pode alargar seu diâmetro, dependendo da quantidade de chuvas

BARRAGEM.
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
ROTEIRO DE ENTREVISTA.


ROTEIRO DE ESTUDO:


GEOGRAFIA COM A PROFESSORA GISLAINE.
CONCEITOS DE GEOMORFOLOGIA.

Um lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água. Essa água pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de curso de água, como rios e glaciares geleiras que desaguem nessa depressão.

Depressões
É uma parte do relevo mais plana que o planalto, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros. Podem ser:
- depressão absoluta: as altitudes são inferiores ao nível do mar.
- Depressão relativa: suas altitudes são inferiores as do relevo ao seu redor, seja uma chapada, planalto ou outro.

Lago artificial
Um lago artificial, albufeira ou açude é um lago de origem artificial, normalmente concebido para armazenar água numa região seca, para dar mais vida a um ambiente ou que resulta da construção de uma represa ou uma hidrelétrica, cobrindo as áreas costeiras às margens de um rio.
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.

ECOTORISMO OU TURISMO SUSTENTÁVEL



BIOLOGIA COM O PROFESSOR WELINGTON
ELEMENTOS BIÓTICOS E ABIÓTICOS:

Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.[1]
Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.
São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.


FINALIZAR COM A :
ENTREVISTA AO SENHOR ILDO ROMANCINI,
O QUE TINHA, ANTES DE CRIAREM O LAGO?
QUAL A EXTENSÃO APROXIMADAMENTE DESTE LAGO?
O QUE ACONTECE NA ÉPOCA DAS CHUVAS?
ESTA ÁGUA VEM DO RIO VERDE?
HÁ PROJETOS DE REFLORESTAMENTO?