Ecoturismo: aventure-se com responsabilidade
Por
Publicado em 27/08/2010
Publicado em 27/08/2010
Saiba mais!
Resumidamente, o ecoturismo é uma vertente de atividade turística focada no contato com a natureza. Aproveitar os recursos naturais em atividades prazerosas, informativas e educativas, além de incentivar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, também proporciona momentos de relaxamentosingular longe da rotina de estresse dos grandes centros urbanos. Veja porque vale a pena embarcar nesta viagem.
Ecoturismo X Turismo de aventura
Os termos se confundem e muitos acreditam que possuir espírito de aventura é a premissa básica para praticar ecoturismo. De fato, o espírito aventureiro, normalmente é o que impulsiona a procura pelos roteiros em meio à natureza. Porém, segundo Ariane Janér, cofundadora e atual coordenadora técnica doInstituto EcoBrasil, existem diferenças entre os termos: todo ecoturismo é também turismo de aventura, mas nem toda a oferta de turismo de aventura pode ser chamada de ecoturismo.
Ariane diz que, por definição, o ecoturismo é um turismo sustentável, realizado em meio à natureza quando os turistas buscam experiências enriquecedoras de aprendizagem com o meio ambiente e com a comunidade local. As atividades propostas no ecoturismo podem ou não envolver esportes de aventura, mas o produto de ecoturismo é apenas um meio de desfrutar a natureza, ao invés de ser o maior objetivo da viagem.
Já o turismo de aventura não é necessariamente sustentável e pode não ocorrer no meio natural. O turista de aventura busca uma experiência enriquecedora por meio de desafios técnicos, esforço físico e um pouco de adrenalina. Os casos em que as atividades do turismo de aventura são planejadas de forma sustentável, incluindo interpretações da natureza e interação com comunidade local, são classificados também como ecoturismo.
Ecoturismo com responsabilidade
O Brasil atrai milhões de turistas do mundo inteiro interessados em conhecer nossos cenários naturais de belezas singulares. As atrações estão presentes em todas as regiões do país como cavernas, cachoeiras, rios, lagos, cânions, pântanos, cascatas, ilhas e até mesmo desertos espalhados pelo vasto território nacional.
Mas para que todos possam continuar desfrutando da natureza é preciso praticar o ecoturismo com responsabilidade. Em pleno século XXI, ainda nos deparamos com imagens de verdadeiras tragédias ecológicas após festas e feriados que promovem o aumento do fluxo de turistas em áreas de preservação.
É importante organizar-se antes da viagem, verificar a idoneidade das empresas de turismo ou as que promovem os passeios e suas ações. Escolha atividades de acordo com seu condicionamento físico. É importante estar atento à necessidade de itens especiais, como lanternas, estojos primeiro socorros, bússola e água, indispensáveis para trilhas longas, por exemplo.
É de extrema importância preservar os locais visitados, tenha sempre em mãos recipientes para guardar seu lixo e não deixar rastros de sujeira por onde passa.Respeite a estrutura da natureza, não desmate ou cave valas; não improvise estruturas como pontes, balanços, e não leve como suvenir elementos como pedras e conchas. Não acenda fogueiras, pois empobrecem o solo e podem causar incêndios.
Respeitar os animais é outro ponto importante, não os alimente ou provoque reações que possam feri-los, mantenha distância.
Respeito às comunidades locais
O ecoturismo objetiva também contribuir com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das comunidades presentes em áreas de preservação ambiental.
Os ecossistemas funcionam de maneira tão equilibrada que pequenas interferências humanas, que parecem inofensivas, como deixar um saquinho plástico na natureza, pode ter consequências desastrosas para a vida nesses ambientes.
Por isso, as empresas de ecoturismo atuam no sentido de informar e educar os visitantes para que o contato não seja nocivo à natureza, e todos retornem às suas rotinas mais conscientes de que preservar é preciso para que as futuras gerações possam também desfrutar desses momentos prazerosos.
Seguindo essas dicas, o turista ecológico estará auxiliando na preservação e continuação do ecoturismo. Agora escolha uma e boa viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário