GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

sábado, 6 de agosto de 2011

TUDO SOBRE RIOS

Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio", que protege os cursos de água do assoreamento.


Um rio ou flúmen é uma corrente natural de água que flui com continuidade (curso de água). Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou noutro rio, e em tal caso denomina-se afluente. Podem apresentar várias redes de drenagem

Problemas sociais
Com o aumento da população mundial e ocupação desenfreada para industrialização e moradia de terrenos ribeirinhos, surgiu um problema grave no meio ambiente: a poluição fluvial, que pode provocar danos irreversíveis ao rio, provocando a morte e até a extinção por completo de espécies de peixes.
Isso somado à clássica iniciativa nociva de aterrar pântanos e banhados gera a cada temporada de chuvas, nas margens de rios e próximo a elas, o problema da enchente, que desabriga muitas famílias repetitivamente a cada ano
  • Afluente é o nome dado aos rios menores que desaguam em rios principais.
  • Confluência Termo que define a junção de dois ou mais rios ou ainda a convergência para um determinado ponto.
  • Foz é o local onde desagua um rio, podendo dar-se em outro rio, em um lago ou no oceano.
  • Jusante é qualquer ponto ou seção do rio que se localize depois (isto é, em direção à foz) de um outro ponto referencial fixado.
  • Leito Local onde o rio corre. É o solo que fica entre as margens, por onde as águas do rio escorrem.
  • Margem As laterais do curso do rio que delimitam sua largura. Virado para jusante tem-se à direita a margem direita e à esquerda a margem esquerda.
  • Montante é qualquer ponto ou seção do rio que se localize antes (isto é, em direção à nascente) de um outro ponto referencial fixado.
  • Nascente é o ponto onde se originam as águas do rio.
  • Talvegue é a linha que se encontra no meio da região mais profunda de um rio e onde a corrente é mais rápida.
  • Tipos de Drenagem
Os rios são importantes fontes, sendo utilizado como fonte de economia(pesça), meio de deslocamente ( comunidades ribeirinhas), potêncial elétrico, além de ser reseva de água doçe. O Brasil possui inumeros rios, sendo o Ria Amâzonia o seu grande destaque. Concentrando a maior reseva de água doçe do mundo. Tendo seu curso navegavel, álem de ter ótimo potêncial para geração de energia, a maior do Brasil. Embora que sua localização distanciada do "coração do Brasil" dificuta o maior aproveito desse elevado potêncial.


BACIA HIDROGRÁFICAS.

Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e seus afluentes.
A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
O Rio São Manuel ou Teles Pires é um rio brasileiro que banha o estado de Mato Grosso.
 Rio Teles Pires, sua bacia ocupa uma área de aproximadamente 146.600 km2 incluindo os Estados de Mato Grosso e Pará, que utilizam os recursos hídricos da bacia principalmente para o abastecimento público, agropecuária, pesca, turismo, lazer e produção industrial. O Teles Pires tem suas nascentes no município de Primavera do Leste e suas águas banham dois importantes biomas brasileiros: o cerrado e a floresta amazônica.







  

Um comentário: