GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

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TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

2012 - GEOGRAFIA PRIMEIRO ANO ENSINO FUNDAMENTAL. CONFIRAM

O ESPAÇO GEOGRÁFICO.


O vídeo a seguir mostra a paisagem no tempo histórico do homem primitivo.Observem:



O espaço geográfico não é formado só por aquilo que podemos ver. Ele contém também aquilo que não é visível. As relações que os homens mantém uns com os outros também fazem parte do espaço geográfico e são denominadas relações sociais..
O trabalho realizado pelos homens é considerado o centro das relações sociais. É por meio dele que as pessoas produzem coisas úteis à sua existência e mantém relações entre si.
O trabalho é toda atividade humana voltada para a transformação da natureza, com o objetivo de satisfazer às necessidades de sobrevivência.
Essa transformação do espaço natural por meio do trabalho resulta na produção do espaço geográfico.
Se a construção do espaço geográfico se faz pelo trabalho, então a forma como esse trabalho se realiza pode definir as características do espaço geográfico.
Assim, encontramos espaços com concentração de indústria, espaços agrícolas, bairros comerciais ou residenciais.(Fonte: Caderno do Futuro, IBEP, página 13).

ENTENDIMENTO DO TEXTO E DO VÍDEO ACIMA

1) Explique porque o trabalho é o principal elemento na produção do espaço geográfico?
2) Além da paisagem, que é a representação daquilo que se pode visualizar, que outro elemento faz parte do espaço geográfico?
3) Faça dois desenhos: um mostrando o espaço geográfico em que vivia o homem primitivo e outro, o espaço geográfico do homem atual.
4) Compare os desenhos que você fez aqui e responda às questões a seguir.
a) O que mudou?



CONFIRAM O ESPAÇO GEOGRÁFICO COM A TV ESCOLA. EDITADO PELA PROF GISLAINE






















VÍDEO EDITADO PELA PROF. GISLAINE.
CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, SENSACIONAL!


VOCÊ PODE APROVEITÁ-LO FAZENDO CORTES CASO QUEIRA.
 POIS APROVEITEI VÁRIOS VÍDEOS INCLUSIVE DAS MINHAS AULAS DE CAMPO FILMADO PELOS MEUS ALUNOS E EDITEI NO WMV. BJSSS








LOCALIZAÇAO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Noções de Orientação

Noções de Orientação

A necessidade de orientar-se sempre existiu ma história da humanidade. Desta necessidade surgiram algumas formas de orientação na superfície terrestre, foram estabelecidas elementos fixos como pontos de referência.

Você já deve ter usado algum ponto de referência para chegar a algum lugar, como ruas, construções, estradas, rios, pontes e outros. A geografia tem alguns elementos referências como: os pontos cardeais, meridianos e paralelos.

A Rosa dos Ventos indica os pontos de orientação: cardeais, colaterais e subcolaterais. Os cardeais são Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (O). Percebeu-se que apenas os pontos cardeais limitavam a localização, então para dar maior precisão a um local específico criou-se também os pontos colaterais e subcolaterais:


Colaterais

Noroeste (NO) – entre o norte e o oeste,
Nordeste (NE ) – entre o norte e leste,
Sudoeste (SO) – entre sul e o oeste,
Sudeste (SE) – entre o sul e o leste,




E o Subcolaterais

Este- Nordeste (ENE) – entre leste e nordeste;
Nor- Nordeste (NNE) – entre norte e nordeste;
Su-Sudeste (SSE), entre sul e o sudeste;
Este-Sudeste (ESE) entre o leste e o sudeste;
Oeste- Sudoeste(OSO) entre o oeste e o sudoeste;
Oeste-Sudeste (ENE) – entre o oeste e sudeste;
Su-Sudoeste (SSO) – entre o sul e sudoeste; 
Nor-Noroeste (NNO) – entre o norte e noroeste;
Oeste-Noroeste (ONO) – entre o oeste e o noroeste.
  
Existem algumas formas de localização os pontos cardeais como por exemplo:

A bússola que é composta por uma agulha magnética que aponta sempre o Norte magnético da Terra. Atribui-se a descoberta aos chineses, por volta do ano 2000 a.C.

A Orientação pelos astros, que é uma orientação aproximada ou relativa, pode ser:















Pelo Sol, que nasce no Leste (oriente), e põe-se no Oeste (ocidente).
Pela Lua somente feita a noite, ela surge no Leste e desaparece no Oeste.
Por outras estrelas e constelações.

No caso do Hemisfério Sul, existe o Cruzeiro do Sul, pelo qual é possível determinar, aproximadamente, a direção Sul. 
No caso do hemisfério Norte existe a Estrela Polar, pelo qual é possível determinar, aproximadamente, a direção Norte.















Atividade de Fixação:

Exercícios:
01 Questão: Coloque no desenho abaixo o que se pede nos enunciados que se segue:


a) Colora os pontos cardeais de azul e os colaterais de vermelho.
b) Escreva o nome dos pontos cardeais e colaterais na figura ao lado.
c) Qual é o nome da figura ao lado?







































02 Questão: Preencha o diagrama com o nome dos pontos colaterais:

a) Ponto colateral situado entre o sul e o leste.
b) Ponto colateral situado entre o norte e o oeste.
c) Ponto colateral situado entre o sul e o oeste.
d) Ponto colateral situado entre o norte e o leste.















03 Questão: Observe a figura, na qual algumas pessoas estão observando o pôr-do-sol:





































Levando-se em consideração os pontos cardeais, marque a alternativa CORRETA:


a) Rafael localiza-se a leste de Maria.

b) Pedro localiza-se ao norte de Rafael.

c) Maria localiza-se a oeste de Lucas.

d) Lucas localiza-se a oeste de Rafael.

e) Lucas localiza-se ao sul de Pedro.

04 Questão: Observe com atenção o desenho a seguir.



















De acordo com o desenho, considerando que são 18 horas, se a bola for chutada do centro em direção aos pontos A, B e C respectivamente, as direções percorridas serão:



a) leste, norte, noroeste

b) oeste, sul, sudeste

c) leste, sul, sudoeste

d) oeste, norte, noroeste

e) sul, leste, noroeste
05 Questão: A Cartografia é a arte e/ou a ciência que formula as representações espaciais. Cite três formas de representação e comente cada uma delas.

Orientação pelos astros
Como fazer










06 QuestãoPreencha a Rosa dos Ventos de acordo com a figura estudada no texto? 






















07 QuestãoObserve o desenho de um município e descubra os nomes dos limites que fazem limite com ele
Ao Norte,_______________________________________
Ao Sul, ________________________________________
Ao Leste,_______________________________________
Ao Oeste,______________________________________
08 Questão:  Complete a rosa-dos-ventos.




























09 QuestãoObserve o mapa abaixo e indique o nome do continente que se localiza:



















a) A oeste da Europa
b) A leste da Europa
c) Ao sul da Europa

10 Questão:  - Qual é o oceano situado a oeste da África e a leste da América?


11 Questão:  A imagem abaixo representa alguns pontos do Pólo norte, usando como tal um perímetro imaginário; região PN(região imaginária).

O ponto B se situa a 90ºL do ponto M. Nessas condições determine:
(A) As coordenadas de B.
(B) As coordenadas de M.
(C) A localização de B e M.
(D) O fuso horário de B em relação a M.


12 Questão: (Questção somatória) A localização de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e a determinação da hora envolvem o conhecimento dos círculos terrestres, das coordenadas geográficas, dos fusos horários e da orientação. Sobre o tema, assinale o que for correto.

01) A hora local é dada pela passagem do Sol pelo meridiano de um lugar, enquanto a hora legal é baseada nos fusos horários que são em número de vinte e quatro.
02) A orientação no espaço geográfico pode ser feita pela utilização direta dos astros como o Sol, a Lua e as estrelas, ou pela utilização de instrumentos como o GPS e a bússola.
04) A orientação feita através dos mapas leva, em consideração: a seta indicativa da direção dada ao lado do mapa, as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos), as convenções cartográficas e o uso da escala que possibilita calcular as distâncias.
08) As coordenadas geográficas são determinadas pelo cruzamento dos paralelos e meridianos. As longitudes correspondem às distâncias em graus que vão de um paralelo a outro e são contadas a partir do Equador, enquanto que, as latitudes correspondem às distâncias em graus que vão de um meridiano a outro, iniciando-se pelo de Greenwich.
16) A orientação, no sentido amplo, significa determinar pontos no horizonte que são representados numa figura denominada rosa-dos-ventos onde estão representados os pontos cardeais (N, S, E e O), pontos colaterais (NE, SE, SO e NO) e pontos subcolaterais (NNE, ENE, ESE, SSE, SSO, OSO, ONO e NNO).


Resposta: o total é________________


13 Questão:(UFRN) Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos X e Z.




               X                                                                       Z


a)   60o de Latitude Sul                                     30o de Latitude Sul

     15o de Longitude Oeste                               90o de Longitude Leste


b) 15o de Latitude Norte                                    90o de Latitude Norte

    60o de Longitude Leste                                 30o de Longitude Oeste



c) 60de Latitude Norte                                    30o de Latitude Norte

    15o de Longitude Leste                                 90o de Longitude Oeste



d) 15de Latitude Sul                                      90o de Latitude Sul

     60o de Longitude Oeste                              30o de Longitude Leste

14 Questão:

  

























15 Questão:(PUC-PR) Sobre a orientação, pode-se afirmar corretamente:

a) O espaço entre o sudeste e o noroeste tem dois pontos cardeais, dois pontos colaterais e cinco subcolaterais, partindo de qualquer direção.

b) A representação gráfica da orientação é feita através das coordenadas geográficas.

c) A distância sudoeste-sudeste é de 180°.

d) A distância leste-oeste é de 180°.

e) O espaço entre o ponto colateral noroeste e o ponto colateral sudeste, sentido horário, tem dois pontos colaterais e seis pontos subcolaterais. 

16 Questão:(PUC-RS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas


A direção do ponto C em relação ao ponto A é

a) Sul – Sudoeste

b) Oeste

c) Sudeste

d) Leste – Sudeste

e) Sudoeste


17 Questão:(PUC-RS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas dos pontos A e C são, respectivamente,
a) 2o de latitude Sul e 4ode longitude Leste / 4o e 30’ de latitude Sul e 2o de longitude Leste.
b) 4o de latitude Leste e 2de longitude Sul / 2o de latitude Leste e 3o e 30’ de longitude Norte.
c) 2o de latitude Sul e 4o de longitude Leste / 3o e 30’ de latitude Sul e 2o de longitude Leste.
d) 2o de longitude Leste e 4o de latitude Norte / 3o e 30’ de longitude Leste e 2o de latitude Norte.
e) 4de longitude Oeste e 2o de latitude Norte / 2o de longitude Oeste e 4o e 30’ de latitude Norte.

 

18 Questão:(UFPB) ANALISANDO A FIGURA



considere as afirmativas:

I. Os pontos A e B localizam-se no hemisfério ocidental.

II.Os pontos B e C localizam-se no hemisfério boreal.

III. Os pontos A e D localizam-se no hemisfério austral.

IV. Os pontos C e D localizam-se no hemisfério oriental.



Está(ão) correta(s)

a) apenas I e IV

b) apenas II e III

c) apenas I e III

d) apenas II e IV

e) todas






COORDENADAS GEOGRÁFICAS
1 - Com base no mapa do Brasil e da América do Sul, faça a associação das seguintes cidades: AJUDA

a)
Cidade situada a cerca de 23o S e 46o W
 Brasília
b)
Cidade situada a cerca de 15o S e 47o W
 São Paulo
c)
Cidade situada a cerca de 01o S e 48o W
 Rio de Janeiro
d)
Cidade situada a cerca de 22o S e 43o W
 Belém
e)
Cidade situada a cerca de 05º N e 74º W
 Lima
f)
Cidade situada a cerca de 12º S e 77º W
 Bogotá



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