GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

SOCIOLOGIA COM A PROF GISLAINE

Identificação:
.....................................................................................
.....................................................................................

SLIDE A SEGUIR É O CONTEÚDO QUE TEM NO MATERIAL PARA CADA ALUNO. BASTA APRESENTAR E IMPRIMIR A TODOS.


Analise a reportagem a seguir e a letra da música.

• Toyota Corolla celebra 45 anos de estrada Comercializado em cerca de 150 países, o Corolla, desde seu lançamento em novembro de 1966 até 2010, já vendeu mais de 35 milhões de unidades.
• l. No mercado brasileiro, o Corolla chegou em 1994 em sua sétima geração e começou a ser fabricado em 1998, na fábrica da Toyota em Indaiatuba, em São Paulo. Nos últimos 10 anos, o Corolla foi líder no segmento de sedãs médios em sete anos. Em 2010, foram comercializadas no Brasil 55 mil unidades, atingindo participação de 31,2% do mercado nacional de sedãs médios. Em 2011, até outubro, foram vendidos aproximadamente 42 mil Corolla.
• Nascimento
O desenvolvimento do Corolla começou quando o Japão realizou investimentos em infra estrutura em decorrência dos Jogos Olímpicos de 1964. Desde pequenas ruas até rodovias de alta rodagem foram construídas, aumentando as possibilidades de deslocamento.
Em 1970, quatro anos após seu lançamento, a primeira geração do Corolla
já havia se tornado o carro mais exportado do mundo.
• .Origem do nome
: A palavra Corolla em latim significa: “coroa de flores”.(...)
__________________________________________________________________________________

Geração Coca-Cola – Legião Urbana

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é dificil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-cola

ANUNCIADO:
– Como foi visto no slide da professora, o mundo globalizado impõe nos cada vez mais produtos de ordem global. Bebemos uma Coca-Cola e dirigimos nosso carro “global”.
Mike Featherstone define que as culturas locais contrastam com a cultura de ordem global em um mesmo espaço.




Vamos analisar a reportagem e a música e registrar no caderno o que se pede.
1)  Explique de que maneira a comercialização desse produtos globais, como o carro apresentado acima e ao refrigerante norte-americano citado, prejudicam o processo de produção de uma cultura local e de que maneira podemos conciliar o global com o regional?
..........................................................................................................................................................

Analise o Vídeo que é show de bola.
FANTÁSTICO:  ENCONTRADA FAMÍLIA ISOLADA NA CAVERNA, NA COLÔMBIA

Analise este outro vídeo, que é a contradição do vídeo acima:


Analise o Excerto abaixo e responda a questão seguinte.

Da mesma forma que a roda é a extensão do pé, o telescópio uma extensão do olho, assim arede de comunicações é uma extensão do sistema nervoso. Assim como a rede de comunicaçõesespalhou-se pelo mundo, assim ocorreu com a nossa rede neural. A televisão tornou-se osnossos olhos, o telefone a nossa boca e ouvidos. Nossos cérebros são elos de um sistema nervosoque se estende através do mundo todo
”.(IANNI, 2006, p. 123)

2) A partir dos vídeos apresentados anteriormente, e do  excerto, explique como a globalização alterou nossa maneira de agir, comunicar e apresente como o fenômeno da globalização provocou a alteração dos valores pregados em nossa sociedade:...............................................................................................................................

SHOW DE BOLA NÃO É MESMO? BJOK A TODOS TÁ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário