GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

terça-feira, 20 de março de 2012

A ÁGUA : "O Dia Mundial da Água" ( 22/03) foi criado pela ONU





Localização: São José do Rio Claro, MT.


O rio  Rio Claro  fica a 300 km ao norte de Cuiabá na região Amazônica do estado do Mato Grosso.


Inciamos a aventura mostrando um pouco da paisagem da floresta Amazônica que margeia o Rio Claro. Usamos um caiaque para se locomover para não perturbar a vegetação do fundo com motores de pôpa. Pelas imagens subaquáticas fica visível a grande quantidade de vegetação e matéria orgânica em decomposição no fundo do rio.




Veja a galeria de fotos da região e desse fenômeno!



rio6
O fenômeno que gera o fogo na superfície do rio é provocado pelo gás da decomposição de uma enorme quantidade de matéria orgânica da floresta que cai e se deposita no fundo do rio. O gás (provavelmente metano) gerado é liberado lentamente produzindo bolhas na superfície do rio. Quando se mexe no fundo do rio aumentando a produção de bolhas é possível colocar fogo no gás que queima enquanto houver mais gás aflorando na superfície. 
Pirarucu
O pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo. Pode chegar a 3 metros de comprimento de pesar 250 kg. vive em águas calmas de rios e lagoas marginais dos rios da Amazônia.

Sua respiração é feita pelas brânquias (como todo peixe) e pela bexiga natatória que funcionam como um pulmão. Por isso ele vem à superfície de tempos em tempos para “respirar”. Mostramos isso acontecendo na sequência que gravamos. Está ameaçado de extinção e sua pesca, hoje em dia, é controlada. Essa foi uma oportunidade rara de se gravar imagens desse gigante dos rios em água clara.

Cardume de Jatuarana
Mostramos algumas espécies de peixes que habitam as áreas calmas do Rio Claro. Acará, matrinchã, jatuarana e um pirarucu de 2m de comprimento com mais de 100 kg de peso.
http://tvg.globo.com/platb/domingaodofaustao-domingao-aventura/2010/01/30/um-rio-que-pega-fogo/comment-page-2/#comment-285






FOTOS TIRADAS PELA PROF.GISLAINE






















História do Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.


Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.


No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.


Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


Declaração Universal dos Direitos da Água


Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.


Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.


Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.


Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.


Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.


Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.


Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.


Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.


Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.


Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
www.brasilescola.com



Há cerca de 60 mil toneladas de óleo no fundo do mar ao largo da costa da Galícia, noroeste da Espanha. O melhor que pode ocorrer para todo mundo é que elas fiquem lá para sempre. A substância altamente prejudicial ao meio ambiente está dentro do navio Prestige, que naufragou na quarta-feira depois de causar enorme estrago em mais de 250 quilômetros de um litoral biologicamente riquíssimo. Proibida de pescar, a população local, cuja outra fonte de renda é o turismo, encara uma crise econômica de sérias proporções que pode durar anos.
PRESTIGE
Ano de construção
1976
Peso
42 mil toneladas
Carga
77 mil toneladas de óleo
Proprietário
Mare Shipping (Grécia)
Prestige começou a vazar sua carga no dia 13. O velho navio, construído em 1976 no Japão, não agüentou o mau tempo e teve seu casco rachado ao norte da Espanha, numa região tão perigosa para a navegação que é conhecida como Costa da Morte. Por um rombo de cerca de 15 metros, cerca de 11 mil toneladas de óleo foram despejadas no mar. As correntes marítimas e o vento se encarregaram de levar a pegajosa camada negra até a costa. O governo espanhol proibiu a pesca na área afetada até segunda ordem, deixando cerca de 30 mil homens sem trabalho. A medida atinge especialmente os pescadores artesanais, que saem em pequenos barcos e não se afastam muito da costa, e os coletores de marisco. Para estes, as notícias são as piores possíveis. Os mariscos alimentam-se filtrando a água rasa de beira-mar. Como o ólecombustível é mais pesado que o petróleo bruto, ele tende a se misturar com a areia e afundar. A cada ressaca, ao longo de anos, a contaminação se renovará.
Os mariscos e outros animais com conchas fazem parte da cadeia alimentar de outros animais marinhos e das aves, o que prolongará os efeitos nefastos do vazamento para toda a natureza do local. A mancha negra já chegou a pelo menos uma reserva biológica, a Lagoa de Xunto, perto de La Coruña. As ilhas de Cíes Sálvora e Ons, que recentemente foram transformadas no Parque Nacional das Ilhas Atlânticas, estão ameaçadas pela mancha formada no momento em que o navio se partiu ao meio e afundou quando era levado para longe da costa, a cerca de 200 quilômetros da Espanha. Ao menos 6 mil toneladas da carga caíram no mar. Toda a região, em especial as ilhas, é o lar de milhares de pássaros marítimos de várias espécies. Uma delas, o Puffinus mauretanicus, uma espécie de petrel, está ameaçada de extinção. Exemplares de 18 espécies diferentes já foram resgatados pelas equipes de salvamento.


QUAIS SAO AS FONTES DE RENDA DA POPULAÇÃO DA GALÍCIA?
EM QUE MOMENTO VAZARAM 11 MIL TONELADAS DE ÓLEO DO NAVIO PRESTIGE?
EM QUE MOMENTO VAZARAM MAIS 6 MIL TONELADAS DE ÓLEO?
POR QUE O PARQUE NACIONAL DAS ILHAS ATLÂNTICAS ESTÁ AMEAÇADO?
EXPLIQUE COMO A RESSACA PODE CONTRIBUIR PARA QUE A CONTAMINAÇÃO SE RENOVE NA ÁREA ATINGIDA PELO ÓLEO.

EXPLIQUE AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO ACIDENTE COM O PETROLEIRO PRESTIGE PARA:
A) AS POPULAÇÕES QUE MORAM PRÓXIMO AO LOCAL DO ACIDENTE
A VIDA ANIMAL
EXPLIQUE ATRAVÉS DE UMA ILUSTRAÇÃO COMO ACONTECEU O ACIDENTE COM O NAVIO PRESTIGE.
PESQUISE EM JORNAIS, EM REVISTAS E NA INTERNET, ALGUNS ACIDENTES COM DERRAMENTO DE ÓLEO NO BRASIL E AS CONSEQUÊNCIAS PARA AS PESSOAS, PLANTAS E ANIMAIS.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário