GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

segunda-feira, 12 de março de 2012

A CARTOGRAFIA NA PRÁTICA. INTERDISCIPLINARIDADE GEOGRAFIA E ED. FÍSICA

ESPAÇO GEOGRÁFICO DO HOMEM PRIMITIVO


FONTE: PROJETO ARARIBÁ
EDITORA: MODERNA
GEOGRAFIA:
PROF. GISLAINE
PRIMEIRO ANO  ENS. FUNDAMENTAL
ROSA DOS VENTOS
EDUCAÇÃO FÍSICA
E
GEOGRAFIA:


LATERALIDADE
  • Falar de situações que envolvam o Tema gerador (Lateralidade) presentes em seu dia-a-dia;
  • Saber distinguir o direito do esquerdo, após desenvolver as atividades propostas neste Plano de aula;
  • Compreender que a lateralidade está em sua vida, associando o que está sendo proposto com situações de seu dia-a-dia.












CEJA 2012
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS
E
ADULTOS







VISÃO OBLÍQUA



UM DOS ELEMENTOS DO MAPA: LEGENDA 

CROQUIS





VISÃO AÉREA

VISÃO DE FRENTE

CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS










ESCALA CARTOGRÁFICA




CALCULANDO A ESCALA DO LIVRO PARA COMPREENDER
O CONCEITO DA PALAVRA ESCALA CARTOGRÁFICA




LEIAM O TEXTO ABAIXO, QUE MASSA...



Perdido nunca mais
Aparelho que dá a localização por meio
de satélites ganha mil e uma utilidades
Klester Cavalcanti e Ricardo Villela
No Acre, eram 16 horas. Em Pernambuco, 14 horas. No dia 3 de junho, enquanto o indigenista Sydney Possuelo sobrevoava a Floresta Amazônica em busca das malocas de uma tribo desconhecida, a milhares de quilômetros dali o mergulhador Miguel Ângelo Oliveira afundava no mar azul-turquesa da costa pernambucana para visitar um navio naufragado. Nessas missões diferentes e distantes, os dois foram ajudados por um instrumento que promete ser tão popular e indispensável no próximo milênio quanto hoje são o telefone e o relógio de pulso. A nova ferramenta chama-se GPS e realiza um trabalho simples mas precioso. Ele marca as coordenadas de latitude, longitude e altitude de qualquer ponto da superfície terrestre. Com ele, ninguém mais no mundo se perde e encontra o que procura com maior facilidade.
O GPS está ajudando transportadoras a monitorar suas frotas de caminhões, empresas de resgate médico a controlar suas ambulâncias, jipeiros a encontrar suas trilhas, aviões a acertar o rumo e cientistas a fazer descobertas. O aparelho parece ter mil e uma utilidades. Cada pessoa inventa uma. Nos Estados Unidos, deficientes visuais estão substituindo os cachorros guias por eles. Lá também, uma locadora já oferece carros em que o motorista vê onde se encontra e como fazer para chegar ao destino em um mapa digitalizado. Os técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, usam o GPS para descobrir o verdadeiro tamanho das fazendas e definir áreas para desapropriação. Seu maior impacto, contudo, é sentido em regiões de dimensões gigantes e raros pontos de referência, como a selva amazônica, o mar, o céu, o deserto, ou o Ártico e a Antártica.
Marcação de fronteiras — Na Amazônia, o aparelhinho está modificando fronteiras, ajudando a reprimir a extração clandestina de madeira e salvando a vida de pilotos de avião perdidos na selva. Hoje é um equipamento obrigatório para quem trabalha na região. "Sem o GPS não decolo e ponto final", diz o piloto Carlos Antônio Marques, que já passou dezesseis dias perdido na selva depois de um acidente. Pouco mais de um terço dos 5 milhões de quilômetros quadrados da Amazônia tem cobertura de radar. Em julho, o Ibama instalou um sistema que combina GPS com comunicação via satélite em 88 Toyota que fiscalizam a floresta. Funcionários de Brasília sabem em tempo real onde está cada carro e podem mandá-los para as ocorrências mais próximas. Esse sistema salvou os fiscais de uma enrascada. Uma equipe enviada para São José do Xingu, em Mato Grosso, para investigar queimadas foi cercada por pistoleiros. Pelo mapa digitalizado, o pessoal de Brasília indicou as coordenadas de uma estrada vicinal que livrou os fiscais do apuro. Nessa selva, o aparelho também ajuda a marcação das fronteiras. Há vinte anos, os 2.200 quilômetros de extensão da fronteira entre Brasil e Venezuela eram delineados por 291 marcos. Hoje existem 2.680, fincados com ajuda do GPS. "O aparelho nos permite identificar o ponto exato da fronteira", observa o chefe da Primeira Comissão Demarcadora de Limites, Dalberson Monteiro.Criado com fins militares, o GPS só ganhou uso civil em meados dos anos 80. Os primeiros a adotar a nova tecnologia para fins pacíficos foram aviões e navios, que precisam da ferramenta para navegação  Com o desenvolvimento de aparelhos cada vez menores e mais baratos, o uso se disseminou.

http://veja.abril.com.br/251198/p_125.html


Observe o mapa mundi,  e complete o que se pede:
 
1)    Dê as coordenadas geográficas dos pontos :
A....................................................                 D.................................................
B....................................................                 
C ..................................................

2)    Cite o nome do continente onde está o ponto A, B, C, D, E
......................................., ................................................., ................................................., .........................................................., ..............................................,.
3)    Qual o nome do país cujo  Coordenadas  Geográficas é, 20° Latitude Sul / 140° Longitude Leste.  ....................................................................
4)    Qual o nome da  cidade  brasileira onde está o ponto B. ..........................................
5)    A latitude de (15° S) e a longitude ( 60° O)  indicam a localização de um continente ou de um oceano? Qual? ................................................                .................................................
6)    O ponto E, no mapa representa um país da Ásia, qual o nome deste país?....................................
7)          SAIBA MAIS COLEGA...    TEXTO:  O MARCO ZERO
Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha imaginária do Equador. Para registrá-la, foi construído um monumento, chamado de Marco Zero, localizado a 5 Km do centro da cidade que contém um relógio de sol e um terraço para visitação.Por estar posicionado estrategicamente entre os dois hemisférios, o marco permite ao visitante trocar de hemisfério a todo momento.O mesmo acontece no estádio de futebol conhecido como Zerão. O campo é demarcado pela linha do equador, fazendo com que os times joguem em hemisférios diferentes. O Marco Zero também é considerado um excelente local para apreciar o fenômeno do Equinócio* que acontece entre os dias 21 de março e 23 de setembro. Nesta época, os dias e as noites duram exatamente doze horas em qualquer lugar do planeta.
a)   Macapá é a capital de qual estado brasileiro?
b)   No estádio de futebol Zerão, os times jogam em hemisférios diferentes. Quais são?
c)   Observe o mapa do Brasil político.Além do Amapá, que outros estados brasileiros são atravessados pela linha do Equador?
d)   Por que dizemos que o Equador é uma linha imaginária?
e)    Macapá está localizada em que coordenadas geográfica?




 




 


 






 



Nenhum comentário:

Postar um comentário