GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

sexta-feira, 2 de março de 2012

A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO MUNDO PRIMEIRO ANO FUNDAMENTAL




Queridos alunos, bem vindos ao Blog da Prof. 


Gislaine. 



CEJA 2012 - LUCAS DO RIO VERDE
ANÁLISE NO RIO VERDE
É A GEOGRAFIA QUE AMO DE PAIXÃO.






PAISAGEM NATURAL:   CHAPADA DOS GUIMARÃES EM MT.






Cidade, exemplo de paisagem organizada (HUMANIZADA


Elementos naturais: são as paisagens naturais, onde a intervenção do homem é pequena ou inexistente. Exp. desertos, cachoeiras, mar.
Elementos culturais: são resultantes das transformações da natureza pelo trabalho humano. Expl. casas, ruas, pontes, prédios, etc.

 Espaço Geográfico: é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana.
 Lugar: é uma porção ou parte do espaço onde vivemos no nosso dia a dia, em interação com uma paisagem, onde nos relacionamos com as pessoas e estabelecemos vínculos.
















































PARQUE NACIONAL DAS NASCENTES DO RIO PARNAÍBA.



ATENÇÃO LEIA COM CUIDADO PARA ENTENDER SOBRE ESTE PARQUE.
VC VAI ADORAR!  E TAMBÉM LOCALIZÁ-LO NO BRASIL... BJOK




SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM I – Momentos da História dos Mapa

O mapa mais antigo que sem tem notícia é de origem babilônica. Trata-se de um tablete de argila cozido e que contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates. Não se sabe, ao certo, a sua idade. Calculam os entendidos entre 2400 e 2200 anos antes da era cristã, havendo quem assegure que se origina de 3800 anos. (Oliveira, C., 1993a)





E AINDA...Desde os tempos mais remotos da história humana, os mais diversos povos buscaram representar graficamente o mundo que conheciam, produzindo mapas utilizados para localizar os fenômenos que consideravam importantes.





Assim, desde os primórdios, os mapas foram uma representação seletiva da realidade, ou seja, em um mapa são apenas registrados os fenômenos que interessam para quem o fez. 




• Os povos indígenas da América do Norte  desenhavam em peles de animais ou em cascas de árvores uma espécie de zoneamento do território no qual viviam, identificando as áreas de pesca, de caça e de coleta de alimentos.




 

• Os povos nômades que viviam em deslocamento pelo Deserto do Saara, como os tuaregues, costumavam gravar nas pedras constantes rotas.



Enfim, poderíamos citar vários exemplos. 
Atualmente, os mapas são bem diferentes dos antigos, já que eles foram aperfeiçoados graças às técnicas desenvolvidas e as novas tecnologias. 
Usamos hoje para fazer mapas imagens de satélites, fotografias aéreas e outros mais recursos criados pelo homem.



  


 

















A Rosa dos Ventos e os movimentos da Terra


Atualmente, sabemos que o Sol é o centro do Sistema Solar e que o nosso planeta e os demais giram em torno dele, mas muitos povos e civilizações antigos acreditavam que a Terra era o centro do Universo e que o Sol girava em torno dela. Diziam isso, pois quem está observando o Sol tem a impressão que é ele que está girando em torno do nosso planeta, chamamos isso de movimento aparente do Sol.

Movimentos da Terra

Translação: é o movimento elíptico que a Terra faz em torno do Sol e dura 365 dias e 6 horas. Junto com o grau de inclinação do planeta é responsável pelas estações do ano.
• Rotação: é o movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo e dura aproximadamente 24 horas. É responsável pelo dia e noite.



 Orientação: Há muito tempo, observando os astros, os seres humanos perceberam que é possível se orientar em espaços onde não havia pontos de referência conhecidos.

Astros: corpos celestes: planetas, estrelas, cometas, etc..

 Formas de se orientar:
 Sol: surge ao amanhecer no Leste (L) e desaparece ao anoitecer no Oeste (O)





Rosa dos ventos



Qual o significado de Rosa dos Ventos – A Rosa dos Ventos como a maioria das pessoas já sabe  é um instrumento de orientação que é baseado nas quatro 
direções fundamentais (NORTE, SUL,LESTE,OESTE) e as
 mais sofisticadas também informam as direções 
intermediárias (NORDESTE,SUDESTE,SUDOESTE, 
NOROESTE. 

A Rosa dos Ventos na verdade significa uma volta completa do horizonte, e surgiu depois de identificada a necessidade de indicar exatamente uma direção, pois mesmo um pequeno desvio pode ser tornar enorme dependendo da distância.
Depois de ser implantado as direções intermediárias, praticamente todos os pontos da linha do horizonte agora podem ser localizados e indicados com mais exatidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a exatamente 90º. A utilização deste tipo de instrumento é muito comum em sistemas de navegação muito antigos e até mesmo nos sistemas mais modernos.
O desenho tem a forma de um estrela visando facilitar a visualização mesmo durante o balanço de uma embarcação, e podemos notar mais facilmente os famosos quatro pontos cardeais que são o norte, sul, leste e por último o oeste.
Portanto, depois de ler este artigo espero que você tenha entendido como funciona este incrível e simples sistema de navegação, que mesmo depois de tanto tempo continua sendo uma referência e sendo utilizado por centenas de pessoas a cada dia que passa.


.




ORIENTAÇÃO PELO SOL.



ORIENTAÇÃO PELA BÚSSOLA
Instrumento de orientação que se parece com um relógio, inventada pelos chineses, ela possui uma agulha imantada, que gira sobre um eixo, e um mostrador, onde esta desenhada a rosa dos ventos. A agulha imantada aponta para o Norte.



Além do sol e da bússola, existem modernos e sofisticados instrumentos de orientação como: radares, rádios e o mais moderno de todos é o GPS - Global Positioning System, que permite localizar com precisão qualquer lugar na superfície terrestre, com a ajuda de um satélite.
1ª PROVA ESCRITA E SEM CONSULTA: A PROF GISLAINE DESEJA-LHE SUCESSO!
NOME DO ALUNO:..........................................................................................................................
DISCIPLINA:     .......................                  ÁREA ......................................................
Professor (a):...................................................................................................

1)    1) Complete  com o nome dos pontos colaterais:

a) Ponto colateral situado entre o sul e o leste temos: .......................................

b) Ponto colateral situado entre o norte e o oeste temos: ..................................
c) Ponto colateral situado entre o sul e o oeste temos:...........................................
d) Ponto colateral situado entre o norte e o leste temos:...........................................

2)    Levando-se em consideração os pontos cardeais ou (pontos principais),  faça um desenho explicando os procedimentos para determinar os pontos cardeais orientando-se pelo sol.







3)    Complete a rosa-dos-ventos com os pontos cardeais e colaterais.





4)  Observe o mapa mundi na lousa e indique o nome do continente que se localiza:
a) A oeste da Europa ............................................................
b) A leste da Europa ..............................................................
c) Ao sul da Europa ................................................................
5)    Marque V ou F.
a)    (    )  Rosa dos ventos  é uma figura que representa somente direções cardeais.
b)    (    )  Desde os tempos primórdios os mapas foram confeccionados através de imagens de satélites, fotos aéreas enfim toda tecnologia das últimas décadas.
c)    (   )  Povos e civilizações antigos diziam  que  o Sol girava em torno do nosso planeta, e hoje sabemos que é a terra que gira em torno do sol ou seja realiza o movimento de Rotação e Translação.
d)    (   ) Ponto de referência pode ser somente elementos culturais da paisagem.
            e)  (   ) Paisagem cultural ou humanizado é o resultado das transformações da natureza pelo trabalho humano. Expl. casas, ruas, pontes


FONTE: PROJETO ARARIBÁ, EDITORA MODERNA
IMAGENS DO GOOGLE
Espero que tenham gostado de estudar geografia aqui conosco. 
Tenham todos um ótimo fim de semana!

DEUS ABENÇOE TODOS VOCÊS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário