GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

sábado, 6 de agosto de 2011

OFICINA DANÇA INDÍGENA




DANÇA E MÚSICAS INDÍGENA
APRESENTAR DIA 24-04-10
Objetivo Geral:
 Contextualização da produção em dança e compreensão desta como manifestação autêntica, sintetizadora e representante de determinada cultural.

Objetivos específicos:
Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento, observando os outros alunos, aceitando a natureza e o desempenho motriz de cada um.
Improvisação e criação de sequência de movimento com os alunos.
Integração e comunicação com os outros por meio dos gestos e dos movimentos.
Explorar o espaço, Explorar a imaginação, e se relacionar com os outros alunos buscando dar forma e sentido às suas pesquisas de movimento.
Público
_ Professores das áreas de humanas, linguagem, ciências da natureza, Coordenadores, funcionários, familiares.
Pedagógicos e alunos em geral.

Proponente:
Área de humanas: História, Sociologia, Filosofia, Geografia.
Professora responsável pelo trabalho de dança e musicas indígena: Gislaine Fernandes dos Santos.

Apoio Didático
_ Wikipédia – Google
- Vídeos – WWW.funai.com.br
apreciação de dança ao vivo e em vídeo;
_ discussões e problematização sobre o vivido e apreciado;
PARÂMETROS CURRICULARES NACINAIS. ARTE

Linhas de trabalho
ENTREGA DO PLANO DE AÇÃO PARA OFICINA DO DIA 22-04-10 PARA CADA GRUPO OU FASE.

1ª OFICINA_ 08 – 04 -10
VÍDEO – INDIOS BRASILEIROS – GLOBO REPORTER
INTEGRAÇÃO I, II, III FASE E sete
SEMINÁRIO ENTRE GRUPOS
ATRAVÉS DE TEXTOS REFERENTES AO TEMA



REFLEXÃO:
1.     "“ Ó GRANDE ESPÍRITO, Pai e mãe da cadeia da Vida" Com quem o índio está falando?
2.     Como os indígenas têm sido afetados pelo homem branco?
3.     Cite algumas características dos povos indígenas.
4.     Como a terra é usada pelo homem branco?
5.     Como o índio trata seus animais?
6.     Como o índio ama sua terra


2ª OFICINA – 15-04-10
Diálogo: “Dança, ensino e sociedade”
APRECIAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE DANÇA INDÍGENA
duração: “Diálogos: dança indígena e ensino no Brasil”
20 minutos
DIÁLOGO ENTRE AS TURMAS PARA METODOLOGIA, ESCOLHA DA DANÇA EESCOLHA DA MUSICA.
COMO REPRESENTAR NA MUSICA O INDIO BRASILEIRO. SUJESTÕES SOBRE: (PINTURA, INSTRUMENTOS MUSICAIS,ROUPAS, CÂNTICOS.)
Duração: 30 minutos
Ensaio: 2 as







3ª OFICINA: 22 -04-10

·         CONFECÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS
·         CONFECÇÃO ROUPAS
·         OBJETOS COMO COLARES, ENFEITES NOS PÉS, ESCOLHA DA PINTURA.
·         PRODUÇÃO DE PAINÉIS.
·         ASSISTIR OS PROPRIOS ENSAIOS PARA INVESTIGAR AS FALHAS E MELHORAR.

·         ENSAIO DA DANÇA: SAIRÊ, CATERETÊ, DANÇA COM CHOCALHO COM A MUSICA ESCOLHIDA.


MATERIAIS DIDÁTICOS>>
COLA, TESOURA, PAPEL PARDO, TINTA PARA PINTAR PAINEL, LÁPIS DE COR, LÁPIS CERA, NOT BOOK, PROJETOR. SOM.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário