GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

RIOS


FOTO TIRADA EM UM DE TRABALHO DE CAMPO COM OS ALUNOS DO CEJA, ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL. EM LUCAS DO RIO VERDE-MT

 22 de Março - Dia Mundial da Água I – Leia o texto abaixo

Nós ficamos desesperados quando descobrimos os impactos que o homem causa sobre a água.Por exemplo, que se não aprendermos a conservar as reservas de água que ainda temos, logo, logo, vai faltar água em várias partes do mundo. Caso isso aconteça, as pessoas vão começar a brigar por causa da pouca água que restar. Já imaginou isso? Guerras horríveis e violentas por causa de água? Isso não é impossível de acontecer, pois a água logo vai valer mais do que o ouro ou o petróleo. Todos nós sabemos que o planeta Terra é formado de, aproximadamente, 70% de água, não é mesmo? Mas o que nem todo mundo sabe é que a maior parte dessa água, 97,50%, é salgada e imprópria para o consumo. Da água doce, 2,493% estão em lençóis subterrâneos ou congelados nos pólos, e apenas 0,007% está em rios e lagos, disponível para nosso consumo. E não é só isso não. Desse 0,007% de água doce disponível para nosso consumo, 70% vão para a agricultura; 22%, para a indústria e 8%, para o consumo individual.

Trabalhando com o texto.

1 – Escreva uma mensagem de sensibilização para os habitantes do planeta Terra com relação a água.
2 – De acordo com o texto, o que leva as pessoas a interessar-se pela preservação da água?
3 – O que acontece com os 0,007% da água doce disponível para o nosso consumo?

4–Complete:
A água logo vai valer mais do que o .................................eo.....................

5– Questão-Pessoal
O que você faz para economizar água e colaborar com o meio ambiente?
 
6- Escreva o que você sente ao ver esta imagem:
_______________________________________________________________________________________





“ O desmatamento da região, causado pelas recentes queimadas, pode provocar o assoreamento e a diminuição da vazão dos rios, além da poluição da água. “








Objetivo: Conhecendo as partes de um Rio!
Atividade: Individual
Entrega: 14/05/12 (SEG)


Procedimentos: Numa folha branca, criar um desenho esquemático de uma bacia hidrográfica. Figuras prontas da internet não serão avaliadas. Todos os termos abaixo devem constar no desenho. Se necessário faça uma legenda. 


Partes de um rio:
NASCENTE (OU CABECEIRA)
LEITO
RIO PRINCIPAL
AFLUENTE
SUBALFUENTE
TALVEGUE
FOZ (DELTA, ESTUÁRIO OU MISTA)
MEANDROS
DIVISOR DE ÁGUAS
VERTENTE
PRAIA FLUVIAL (OU BANCOS)
MARGEM DIREITA
MARGEM ESQUERDA
MONTANTE
JUSANTE
ALTO CURSO
MÉDIO CURSO
BAIXO CURSO
REGIME (PLUVIAL, NIVAL OU MISTA)




Nenhum comentário:

Postar um comentário