GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O CAMPO E A CIDADE

Editora Moderna: Autores:  Regina Araujo, Raul Borges Guimarães,Wagner Costa Ribeiro.
Projeto Araribá
Editora Scipione: João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene
UM SUPER RESUMO SOBRE:

A urbanização :
       Chamamos de processo de urbanização  quando um determinado número de pessoas se instala numa certa região transformando espaços naturais e rurais em espaços urbanos.Diversos fatores são determinantes na formação das cidades, tais como a industrialização, o crescimento demográfico, etc...
História da Cidade
       As primeiras cidades surgiram na Mesopotâmia (atual Iraque)
       Embora as primeiras cidades tenham aparecido há mais de 3.500 anos a.C., o processo de urbanização moderno teve início no século XVIII, em conseqüência da Revolução Industrial, desencadeada primeiro na Europa e, a seguir, nas demais áreas de desenvolvimento do mundo atual.

Desigualdade e Segregação Espacial

       Em qualquer grande cidade do mundo, o espaço urbano é fragmentado. As desigualdades sociais se materializam na paisagem urbana. Quanto maiores as disparidades entre os diferentes grupos e classes sociais, maiores as desigualdades de moradia,de acesso aos serviços públicos e de qualidade de vida, e maior a segregação espacial. Quanto maiores diferenças de renda entre grupos e classes sociais, maiores as desigualdades das condições de moradia e de acesso a serviços públicos. A segregação pode ser reforçada pelo próprio poder público, quando prioriza investimentos nas áreas ocupadas pela população de mais alta renda, negligenciando ou simplesmente ignorando a parte ocupada pelos mais pobres. O Estado pode, no entanto, promover a qualificação das áreas mais carentes - através de investimentos em habitação e infraestrutura, transportes, segurança, educação, saúde, lazer e cultura - atenuando a segregação espacial.
Subemprego e submoradia .

       As grandes cidades dos países subdesenvolvidos não têm capacidade de absorver tamanha quantidade de migrantes da zona rural e de cidades pequenas e médias;por isso começa a aumentar o número de desempregados.Para sobreviverem, muitas pessoas acabam aceitando o subemprego.
       Subemprego é uma situação econômica localizada entre o emprego e o desemprego. Ocorre normalmente quando a pessoa não tem recursos financeiros ou formação técnica profissional para se recolocar no mercado de trabalho. Um exemplo de economia informal é a de catador de papel.
       Tal situação, que deveria ser temporária, transforma-se em definitiva quando o trabalhador não consegue mais voltar à economia formal (com o recebimento de salário, carteira assinada, etc.)

      
VIOLÊNCIA URBANA

       A violência urbana é um problema que afeta a ordem pública e toda a sociedade, independente de classe social,  englobando diversos tipos de violência: doméstica, escolar, dentro das empresas, contra idosos, crianças, entre outras. Esse mal vêm amedrontado as pessoas e muitas vezes impedindo-as de realizar diversos tipos de tarefas. Não há uma causa específica para a violência, apesar de muitos especialistas apontarem a má distribuição de renda como fator principal.
      De fato, a desigual distribuição de renda desencadeia um circulo vicioso que vai da privação da educação e de condições básicas de saúde e moradia até o desenvolvimento de caminhos ilegais e a criminalidade. Mas por outro lado, se a pobreza realmente fosse a causa principal da violência urbana brasileira, cidades nordestinas teriam os índices mais altos de violência. Sendo assim, outras causas seriam a desestruturação familiar, o desemprego e o crescimento do crime.
       Pois é, as consequências da violência são terríveis, o crescimento do tráfico de drogas, o aumento de crimes extremamente violentos que começam por brigas familiares, de bar ou de trânsito. Sem falar nos roubos que aumentam ainda mais o medo e falta de liberdade dos cidadãos. A solução para a violência urbana não é aumentar o reforço policial como o governo já tentou fazer, mas sim tentar conscientizar toda a população da importância que a ação conjunta de toda a sociedade tem no combate a violência urbana. Contribua você também, pequenos atos podem contribuir para acabar com a violência urbana.
HIERARQUIA URBANA
       A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes. As grandes cidades ou metrópoles são muito poucas.
REDE URBANA.
       A rede urbana é a malha metropolitana de um país, que se constitui basicamente de cidade globalmetrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional, médias e pequenas cidades. A grande conurbação da metrópole fez com que as cidades formassem uma grande rede urbana entre si. A urbanização de uma sociedade origina uma rede urbana, isto é, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas ou locais às metrópoles ou cidades gigantescas.
  • Cidade global: termo que designa, em geografia urbana, a grande cidade, de funções complexas, que exerce influência sobre a área contígua, dentro da qual comanda toda uma rede de cidades menores.Abrigam sedes de grupos empresariais e instituições financeiras que controlam e gerenciam atividades econômicas em diversos países do mundo.
  • Megacidades: O surgimento das megacidades, grandes aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, está associado à rápida urbanização da população mundial.Todas as megacidades do mundo enfrentam problemas de infra-estrutura e abastecimento, A concentração de milhões de pessoas em uma mesma mancha urbana gera uma imensa demanda pelos mais diversos serviços, tais como abastecimento de água, energia, transportes e limpeza.
  • Metrópole: termo que designa, em geografia urbana, a grande cidade, de funções complexas, que exerce influência sobre a área contígua, dentro da qual comanda toda uma rede de cidades menores. Aglomerado urbano constituído de várias cidades que cresceram e se uniram por aglutinação.

As dez megacidades do novo milênio (1975 – 2015)
CIDADE
PAÍS / e CONTINENTE
TÓQUIO
JAPÃO ( ÁSIA)
SÃO PAULO
BRASIL (AMÉRICA DO SUL)
CIDADE DO MÉXICO
MÉXICO ( AMÉRICA DO NORTE)
NOVA YOURK
ESTADOS UNIDOS (AMÉRICA DO NORTE)
MUMBAI
ÍNDIA ( ÁSIA)
LOS ANGELES
ESTADOS UNIDOS ( AMÉRICA DO NORTE)
CALCUTÁ
ÍNDIA (ÁSIA)
DACA
BANGLADESH (ÁSIA)
DÉLHI
ÍNDIA (ÁSIA)
XANGAI
CHINA (ÁSIA)
Estimativa
Fonte: Fundo de População das Nações Unidas .





1-Explique com suas palavras porque o campo e a cidade dependem um do outro.

2-Leia o seguinte texto.
A agricultura atualmente tem de alimentar mais de seis mil milhões de seres humanos. No entanto,nem todas as terras do nosso planeta apresentam as condições necessárias ao seudesenvolvimento. Como se sabe, a agricultura depende, em grande parte, dos fatores naturais.
- Explique de que forma o clima influencia a agricultura.

3- Tendo em vista as características da agricultura tradicional e moderna, assinale com um T as
frases correspondentes à agricultura tradicional e com um M aquelas que dizem respeito à
agricultura moderna.
(  ) Apresenta uma elevada produtividade
(  ) Aplica técnicas rudimentares herdadas do passado
(  ) É uma agricultura altamente mecanizada
(  ) É uma agricultura cada vez mais ligada à indústria
(  ) É dependente das condições físicas e meteorológicas
(  ) Baseia-se em fracos conhecimentos técnicos
(  ) Utiliza mão-de-obra numeros
(  ) É praticada em grandes propriedades
(  ) É uma agricultura direcionada para o autoconsumo
(  ) Utiliza técnicas modernas.
4- Das seguintes afirmações assinale as frases falsas com um F e as verdadeiras com um V.
a) As principais finalidades da criação de gado são a obtenção de carne, leite e lã.
b) A pecuária diz-se extensiva quando apresenta um grande número de animais
permanentemente confinados em estábulos.
c) A pecuária moderna destina-se ao auto-consumo.
d) A pecuária intensiva é um tipo de pecuária tradicional.

O Rato do Campo e o rato da cidade

O Rato do Campo convidou o seu amigo da cidade para gozar durante alguns dias os bons ares do campo. O Rato da Cidade aceitou.

Quando estavam a esgaravatar a terra à procura de comida, o Rato da Cidade disse ao amigo:
- Vives uma vida cheia de dificuldades e de trabalhos. Eu, na minha casa, vivo na abundância e estou rodeado de conforto e de luxo. Se quiseres vir comigo, partilho contigo tudo isso.

O Rato do Campo ficou maravilhado com a ideia e aceitou. Quando chegaram, o Rato da Cidade pôs à frente do amigo muitas iguarias: pão, feijões, figos secos, mel, uvas e um grande bocado de queijo que retirou de um cesto.

- Realmente tens razão! – Exclamou o Rato do Campo, encantado com tanta comida obtida sem trabalho. – Julgava que a minha vida no campo era boa, mas agora vejo que, afinal, vivo na penúria. 


Dito isto, estendeu o focinho, pronto para abocanhar o naco de queijo. Foi então que alguém abriu a porta. Assustados, correram o mais depressa que puderam e esconderam-se num buraquinho tão pequeno que mal tinham espaço para respirar. Quando o perigo passou prepararam-se para recomeçar a refeição. Pouca sorte! Voltou a entrar alguém na sala que não os pisou por um triz...


Assustado e cheio de fome, o Rato do Campo disse ao amigo:

- Apesar de me teres preparado um festim, tenho que me ir embora. Há aqui demasiados perigos: prefiro esgaravatar no campo a minha comida e viver em segurança e sem medo.

Redação: É A SUA VEZ.
INTERPRETE O TEXTO ACIMA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário