GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

terça-feira, 12 de julho de 2011

EXPLORADORES CAVERNA,- TEXTO

1)    Marque V nas questões verdadeiras e F para as questões falsas.

(  ) A explicação utilizada pelos cientistas para a origem do universo e da Terra é que houve uma grande explosão – Big Bang.
(  ) Há muito tempo os seres humanos buscam explicações para a origem do Universo, sendo que Universo não inclui o planeta Terra.
(  ) De acordo com os estudos da origem do nosso planeta, é que diante das investigações científicas o Big Bang é uma verdade definitiva, pois os cientistas estavam presente quanto tudo começou.
(  ) Para estudarmos o tempo geológico, ou seja, o tempo de existência da Terra, precisamos considerar números muito grandes, com os quais não estamos acostumados. Exemplo: bilhões e milhões de anos.
(  ) De acordo com a teoria do Big Bang, aproximadamente 15 bilhões de anos, o universo era um único ponto muito quente e com muita energia,  por razões pouco conhecidas, explodiu, dando origem a todos os astros.
(  ) A Terra é resultado do acúmulo de poeira cósmica e de framentos que surgiram com o Big Bang.
(  ) De acordo com a tabela das eras geológica ou seja, dos primeiros acontecimentos para os mais recentes, os seres humanos surgiu na era Azóica que significa inexistência de vida, e intensas atividades vulcânicas.
(  ) De acordo com a tabela das eras geológica ou seja, dos primeiros acontecimentos para os mais recentes, os seres humanos surgiu na era Cenozóica pois houve evolução de várias espécies de mamíferos, vegetação .

2)    EXPLORADORES BATEM RECORDE NAS PROFUNDEZAS DA TERRA
Rio, 23 de abril de 2005


       “ Exploradores de caverna ucranianos bateram um novo recorde ao atingir uma profundidade de 2.080 metros — o mais fundo que alguém chegou no interior da Terra — na caverna de Krubera, na região de Abkhazia, na Geórgia. O recorde anterior (2.000 metros) havia sido obtido na mesma caverna.
       — Mesmo agora, não sabemos se alcançamos o limite ou se a caverna continua. Mas achamos que podemos ir ainda mais fundo — afirmou Alexander Klimchouk, organizador da missão.
       Durante uma expedição realizada entre agosto e setembro do ano passado, um grupo de 56 especialistas (45 homens e 11 mulheres) provenientes de sete países explorou Kubera, sob o maciço de Arabika, no Cáucaso. Carregando cerca de cinco toneladas de equipamento, os exploradores tiveram que enfrentar um mundo de trevas repleto de quedas livres e torrentes gélidas. Eles também tiveram que dinamitar pedras que bloqueavam passagens.
       Eles acamparam a profundidades de 700 metros, 1. 215 metros, 1.410 metros e 1.640 metros, onde cozinharam e dormiram em tendas, chegando a trabalhar até 20 horas seguidas. Os exploradores mantinham contato com a base da expedição, na superfície, por meio de uma linha telefônica de quase três quilômetros de extensão.
       Mas a expedição encontrou muitos obstáculos. Na terceira semana, uma fossa repleta de água praticamente congelada reteve o avanço do grupo. Quando o explorador Sergio Garcia-Dils de la Vega tentava descobrir se havia uma forma de ultrapassar o obstáculo, foi atingido por uma cascata de água gélida e forçado a retroceder ao descobrir que seu traje especial à prova d’água estava danificado.
       Finalmente, conseguiram descobrir uma estreita passagem que contornava a fossa. Em outubro, um novo grupo de nove exploradores foi enviado a Krubera para continuar a expedição do ponto onde o grupo anterior havia parado. Eles acabaram descobrindo uma nova série de caminhos e poços. Em 19 de outubro, o líder da expedição, Yuri Kasjan desceu num dos poços e descobriu, por meio do altímetro, que havia ultrapassado a marca dos 2.000 metros.  Os exploradores chegaram, então, a uma gruta a 2.080 metros, a região mais profunda atingida por seres humanos.”

Agora vamos interpretar o texto. E colocar nossas informações de acordo com as explicações e reflexões feitas na aula de geografia com  a professora Gislaine.
a)    Qual a maior profundidade atingida pelos seres humanos? Em que lugar?
b)    Quais foram as dificuldades enfrentadas pelos exploradores para chegarem  à região mais profunda já atingida pelos seres humanos?
c)    Como os exploradores se comunicavam com a superfície?
d)    Em qual camada da Terra está a caverna Krubera? Circule a resposta.
Litosfera – manto – núcleo

3)    Considere as afirmações a seguir, que tratam sobre questões de como se formaram os continentes da Terra ,e a Terra em movimento.
I.              No início do século XX precisamente em 1912, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria chamada deriva continental.
II.            A litosfera é uma camada imóvel.
III.           A América , o continente onde está localizado África do Sul, está se deslocando para Oeste.
IV.          Alfred Wegener defendeu em sua teoria que os blocos continentais atuais são originários de um único e gigantesco continente, denominado Pangéia.
V.           Tendo por base a teoria da deriva continental, a crosta terrestre está fragmentada em uma placa que se movimenta.

Da leitura das afirmativas acima, é correto afirmar que:
a)    apenas I é verdadeira.
b) apenas II e III são verdadeiras.
c) apenas I e IV são verdadeiras.
d) apenas II é verdadeira.
e) I, II , III e V são verdadeiras.


4)    Organize o conhecimento.
a)    Que tipos de fenômenos podem ocorrer nas áreas de choque ou separação de placas tectônicas?
b)    Por que o território brasileiro não apresenta grandes terremotos ou vulcões ativos?
c)    Explique:
Terremoto:_____________________________________________________________________________________________________
Vulcão:________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário