GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...
TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

CALCULANDO OS FUSOS HORÁRIOS


CALCULANDO OS FUSOS HORÁRIOS

I FASE II SEGMENTO:
Disciplina: Geografia
Recurso utilizado: Internet e Word
Objetivos:
  • Calcular a diferença de horários entre duas localidades situadas em qualquer lugar do planeta, consultando o mapa do site abaixo indicado;
  • Localizar os paises;
Desenvolvimento: O fuso horário de referência, em relação ao qual as diferenças de horários são computadas, tem como linha central o Meridiano de longitude igual a 0º, que passa nos arredores de Londres, na Inglaterra, na localidade de Greenwich;
O professor ainda orientou que para saber se vai somar ou diminuir a hora,deve-se ter em mente o movimento de rotação, que ocorre de oeste para leste.Assim, sempre que estivermos a procura de um horário na direção leste, soma-se, e na direção oeste, diminui-se.

Consultar o site : http://www.guiageo-mapas.com/fusos.htm

FUSOS HORÁRIOS

V FASE
Data: 03/07/2009
Recursos utilizados: Paint, quadro branco.
Disciplina: Geografia
Objetivo: Construção do Globo Terrestre com os meridianos das longitudes, que são mútiplos de 15°, tomando-se com referência o Meridiano de Greenwich, para compreender os fusos horários.
A partir dos preconceitos expostos nesta atividade os alunos desenvolverão outras tarefas correlatas posteriormente.
Desenvolvimento: O professor desenhou os meridianos de longitude no quadro explicando aos alunos, que o planeta Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários.
O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.
O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: se em Los Angeles (EUA) for 14 horas, em Bagdá (Iraque) - cidade localizada a onze fusos de diferença - será 1 hora.
Com essa explicação o professor solicitou aos alunos a atividade abaixo exposta.
Globo terrestre com os meridianos de longitude e de Greenwich - Traçando os fusos horários


GMT, ou TMG, é um acrónimo para Greenwich Mean Time, que em português significa Hora Média de Greenwich (mais comumente chamado de Hora de Greenwich), e é conhecido como o marcador oficial de tempo. O fuso horário é contabilizado a partir do meridiano de Greenwich: para oeste, o fuso é negativo, para leste será positivo.Assim, num lugar do planeta onde o fusohorário é GMT-02:00, o horário GMT será diminuído de 2 horas.Desta forma, 17h GMT numa região GMT-02:00 será 15h no horário local desta região.No dia 1 de Janeiro de 1972 o GMT foi substituído pelo UTC, como referencial de tempo universal.
Fusos Horários do Brasil

Desde 2008, o território brasileiro passou a ter três fusos horários em lugar de quatro, pela Lei 11.662. 
A hora oficial do Brasil (em Brasília) está três horas atrasada em relação a Greenwich.
O Observatório Nacional Brasileiro é o órgão responsável por gerar a Hora Legal do Brasil, segundo o Decreto n° 4264 de 10 de junho de 2002.
O Brasil é um país de grande extensão longitudinal, sendo atravessado por três fusos horários, todos situados a Oeste de Greenwich e, portanto, atrasados em relação a ele.O Primeiro fuso brasileiro no sentido leste-Oeste é o de Fernando de Noronha, que está duas horas atrasado em relação a Greenwich e abrange todas as ilhas oceânicas do Brasil.O segundo fuso brasileiro é o do horário de Brasilia, que está a três horas a oeste de Greenwich.
Ele abarca a maioria das Unidades da Federação e acompanha os limites dos estados. O terceiro fuso, que está quatro horas a Oeste de Greenwich e uma hora a oeste de Brasilia, engloba alguns estados do Centro-Oeste e Norte.


Segundo a Lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, a partir de zero hora de 24 de junho de 2008 passaram a vigorar no Brasil 3 (três) fusos horários.
               Horário de verão:
Prática adotada em vários países do mundo para economizar energia elétrica. Consiste em adiantar os relógios em uma hora durante o verão nos lugares onde, nessa época do ano, a duração do dia é significativamente maior que a da noite. Com isso, o momento de pico de consumo de energia elétrica é retardado em uma hora. Usado várias vezes no Brasil no decorrer do século XX (1931, 1932, 1949 a 1952, 1963 e 1965 a 1967), o horário de verão é retomado a partir de 1985. Atinge 12 estados e o Distrito Federal: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia. Nos demais estados, tanto no inverno quanto no verão, não há diferença significativa na duração do dia e da noite. A economia resultante da adoção do horário de verão equivale, em média, a 1% do consumo nacional de energia. 

EXERCÍCIOS. FUSOS HORÁRIOS
 1-     Em Brasília, são 14 horas. Que hora será no Acre, que está 1 fuso horário para oeste?
 2-     Em Portugal, são 6 horas. Qual o horário na Rússia, que está 6 fusos horários para leste?
 3-     Na Espanha, haverá uma corrida de Fórmula I às 17 horas. Que hora devemos ligar a televisão se estamos a 4 fusos horários para oeste?
 4-     No Brasil são 7 horas. Qual o horário de uma cidade nos EUA, que está 5 fusos horários para oeste?
 5-     Os EUA é um país muito grande. Em Nova York são 14 horas. Qual o horário de Los Angeles que está 4 fusos horários para oeste? E o horário no Texas, que está 2 fusos horários para oeste de Nova York?
 6-     Na França são 19 horas, e os franceses devem estar jantando. O que será que os americanos estão fazendo, pois, estão 5 fusos para oeste?
 7- Em Campo grande, Mato Grosso do Sul, o relógio está marcando 13 horas. Qual o horário na Ilha Fernando de Noronha, que está 2 fusos para leste?

"Trabalhando com mapas". v. 1. São Paulo: Ática, 1998. p.21)

Os fusos horários são fundamentais para se determinar as horas em vários pontos .do Planeta. Considerando que são 13 horas em Londres, os horários em Hong Kong e Nova Iorque são, respectivamente,

a) 5 horas e 18 horas.
b) 7 horas e 19 horas.
c) 20 horas e 7 horas.
d) 21 horas e 8 horas.
e) 23 horas e 10 horas


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário