GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

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TENHO UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO (INSTITUIÇÃO)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SÓ CARTOGRAFIA

1) Quais são os pontos cardeais?_________,___________,________,__________

2) Complete com os pontos colaterais.
O Nordeste, entre   ______________________e________________________
O Sudeste, entre
_________________________  e____________________
O Sudoeste, entre
________________________  e _____________________
O Noroeste, entre
________________________   e _____________________

3) Indique na rosa dos ventos os pontos de orientação escrevendo seus nomes por extenso.







4) Marque V ou F.

a) (  )  Desde os primórdios da história humana, os mais diversos povos buscaram representar graficamente o mundo que conheciam, produzindo mapas .
b) (  ) A bússola é um instrumento de orientação bem recente e atual.
c)(  )  GPS é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas quaisquer condições atmosféricas.
d) (  ) O movimento de rotação é o movimento que a Terra faz em torno do sol.
e) (  ) A consequência do movimento de translação, ou seja quando a Terra gira em torno de si mesmal é as quatro estações do ano.
f)  (  ) O movimento de translação e a inclinação do eixo da Terra têm como consequência dia e noite.
g) (  ) O sol é uma estrela.
h) (  ) A lua é maior que o sol.
i)  (  ) O sol fornece luz e calor para a Terra.

5)  Responda:

a) Quanto tempo a Terra leva para girar em torno de si mesma?
______________horas.

b) Quanto tempo a Terra leva para girar em torno do sol?
__________________dias ou ________ano.



6) Complete a legenda da  figura.






7) Observe o mapa do Brasil e responda:

a) Que Oceano aparece a leste do mapa?

b) Que Oceano aparece a oeste do mapa?

c) Qual o tema do mapa?

d) Qual linha imaginária atravessa a porção norte do nosso país?

e) Qual linha imaginária atravessa a porção sul do Brasil?










2)     Observe a  figura do mapa-mundi e diga que nome recebem as linhas verticais e as linhas horizontais traçadas na imagem?   Pinte o  Hemisfério Norte de verde e o Hemisfério Sul de amarelo;





3)    Observe o mapa do Brasil.Vamos utilizar cinco cores para pintarmos esse mapa e assim elaborar a  divisão  politica de acordo com o IBGE ou seja: As cinco regiões com seus respectivos estados. Crie um título e uma legenda .Desenhe  a rosa dos ventos no cantinho do mapa.



4)    Escreva o nome dos  instrumento de orientação.

5)    Complete com os pontos cardeais

O Nordeste, entre  ______________________e________________________
O Sudeste, entre_________________________  e____________________
O Sudoeste, entre________________________  e _____________________
O Noroeste, entre________________________   e _____________________


Observe a  figura do mapa-mundi e diga que nome recebem as linhas verticais e as linhas horizontais traçadas na imagem?   Pinte o  Hemisfério Norte de verde e o Hemisfério Sul de amarelo;





3)    Observe o mapa do Brasil.Vamos utilizar cinco cores para pintarmos esse mapa e assim elaborar a  divisão  politica de acordo com o IBGE ou seja: As cinco regiões com seus respectivos estados. Crie um título e uma legenda .Desenhe  a rosa dos ventos no cantinho do mapa.



4)    Escreva o nome dos  instrumento de orientação.

5)    Complete com os pontos cardeais

O Nordeste, entre  ______________________e________________________
O Sudeste, entre_________________________  e____________________
O Sudoeste, entre________________________  e _____________________
O Noroeste, entre________________________   e _____________________



EXERCICIOS DE FIXAÇÃO - 6º ANO
1 Observe o mapa do seu Atlas “Brasil – político” e responda:
a) O que ele representa?
__________________________________________________________________
b) Qual o valor da escala usada nesse mapa?
__________________________________________________________________
c) Qual é o tipo de escala representada?
__________________________________________________________________
d) Esse mapa possibilita a informação de detalhes como estradas e ferrovias?
_________________________________________________________________
e) Calcule a distância real entre a capital de São Paulo e a capital do nosso país –
Brasília.
f) Tomando o estado de Goiás como referência, analise a posição dos pontos
cardeais da rosa-dos-ventos e escreva quais estados estão situados ao Norte, ao
Sul, a Leste e a Oeste.
N ______________, S_______________, L ____________, O _____________
g) Tomando o estado de Minas Gerais como referência, quais os estados situados
a Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste?
NE _____________, NO ____________, SE ______________, SO ___________
2) Calcule as distâncias reais entre as localidades abaixo (mapa Europa-político)
escala: _________________
a) Bucareste – Vaticano ( ) - ____________________km
b) Bruxelas – Paris ( ) - ___________________km
c) Kiev – Loondres ( ) - _______________________km
Mapa África-político
a) Cairo – Argel ( ) - _____________________km
b) Antananarivo – Nairobi ( ) - __________________km
c) Dacar – Trípoli ( ) - __________________km
3) Faça a transformação da escala gráfica em numérica:
280 _________________________ 428 ______________________
250 ________________________ 91 ______________________
4) Faça a transformação da escala numérica em escala gráfica:
1: 25 000 000 ______________________ 1: 80 000 000 ___________________
1: 5 000 000 _______________________ 1: 65 000 000 __________________
5) Elabore um desenho representando a rosa-dos-ventos assinalando nela as
siglas dos pontos cardeais e colaterais



Explique a importância dos pontos de referência através de dois exemplos.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________
7) Localize no seu Atlas o mapa “Brasil-político” . Com a ajuda da rosa-dos-ventos
que você confeccionou em sala, responda o que se pede:
a) Que estado brasileiro fica a leste de Mato Grosso do Sul?,
__________________________________
b) Que estado brasileiro se localiza ao norte do Mato Grosso?
_________________________________
c) Que estado brasileiro se localiza ao sudeste de Tocantins?
_________________________________
d) Que área brasileira fica ao norte do Estado de Goiás?
_____________________________________
8) Agora localize o mapa “Continente Americano-político” e responda:
a) Que país se localiza ao norte do México?
__________________________________
b) Que país se localiza ao norte do Equador? ________________________
c) Que país fica a sudeste do Peru? _______________________________
d) Que país fica ao sudoeste do Paraguai? __________________________
9) Na figura abaixo, um menino saiu para uma excursão com um grupo de amigos
e se perdeu num lugar desconhecido e desabitado. Ele sabe apenas que a cidade
onde mora fica a oeste. Como é de manhã e o Sol acabou de surgir no horizonte,
ajude-o a encontrar o norte e os demais pontos cardeais, preenchendo no próprio
desenho as siglas desses pontos. Se houver tempo, pode colorir.
10) Localize as coordenadas geográficas das seguintes capitais americanas
(América-politico)
Cidade/País Latitude Longitude
Havana - Cuba
Brasília – Brasil
Quito – Equador
Washington – EUA
Lima - Peru


1)    O que são Coordenadas Geográficas? E qual a importância dessas informações para a nossa vida?

____________________________________________________________________________________________________________________

02. O que são Latitude e Longitudes?
____________________________________________________________________________________________________________________


03. Localize e nomeie no mapa abaixo as principais Zonas Climáticas da Terra:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0WvP3r4kCi59WwN38_sBMgvK2SboJP5oj3eK5jWCYnnJQugI-VP8aOELCE4J8biT_9Fm3FPCOpU-C5AV2ajaQ08RcZ-X3vaWjjsn68vsnkqd50-_-TN5AxiKjRCgm-qlYuNxFG6ezuWXV/s1600/m_mundi_zonas+_aquecimento.GIF
4) DÊ AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS DO PONTO A e B.




5)   Dê as coordenadas geográficas das seguintes capitais brasileiras








5) Quais as longitudes dos pontos extremos leste e oeste do Brasil?














Palavras Cruzadas: coordenadas geográficas


  











Horizontais

2.     OCIDENTAL—Hemisfério Oeste é o mesmo que hemisfério ______
6.     LONGITUDE—Distância medida em graus entre um ponto qualquer da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich
9.     PARALELOS—Circuferências/linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido Leste-Oeste
10.   LINHA DO EQUADOR—Principal paralelo
11.   COORDENADAS GEOGRÁFICAS—Os meridianos e paralelos formam o sistema de____
15.   NORTE—O Círculo Polar Ártico se localiza no hemisfério ______

Verticais

1.     ANTÁRTICO—No hemisfério Sul se localiza o Círculo Polar ______
3.     CAPRICÓRNIO—O trópico localizado no Hemisfério Sul é o de________
4.     HEMISFÉRIO—A metade de uma esfera é um ______
5.     MERIDIANOS—Semi-círculos/linhas imaginárias que ligam o pólo Norte ao pólo Sul
7.     OESTE—O Brasil se encontra totalmente no hemisfério_______
8.     CANCÊR—O trópico localizado no Hemisfério Norte é o de________
12.   ORIENTAL—O mesmo que hemisfério Leste
13.   SUL—A maior parte do Brasil se localiza no hemoisfério______
14.   LATITUDE—Distância medida em graus entre um ponto qualquer da superfície terrestre e a Linha do Equador


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UM POUCO DE ESCALA PRA VOCÊ

EXERCICIOS DE FIXAÇÃO  -
1 Observe o mapa do seu Atlas “Brasil – político” e responda:
a) O que ele representa?
__________________________________________________________________
b) Qual o valor da escala usada nesse mapa?
__________________________________________________________________
c) Qual é o tipo de escala representada? 
__________________________________________________________________
d) Esse mapa possibilita a informação de detalhes como estradas e ferrovias?
_________________________________________________________________
e) Calcule a distância real entre a capital de São Paulo e a capital do nosso país –
Brasília.
f) Tomando o estado de Goiás como referência, analise a posição dos pontos
cardeais da rosa-dos-ventos e escreva quais estados estão situados ao Norte, ao
Sul, a Leste e a Oeste.
N ______________,  S_______________,  L ____________,  O _____________
g) Tomando o estado de Minas Gerais como referência, quais os estados situados
a Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste?
NE _____________,  NO ____________, SE ______________, SO ___________
2) Calcule as distâncias reais entre as localidades abaixo (mapa Europa-político)
escala: _________________
a) Bucareste – Vaticano (       ) - ____________________km
b) Bruxelas – Paris (       ) - ___________________km
c) Kiev – Loondres (        ) - _______________________km
Mapa  África-político
a) Cairo – Argel (        ) - _____________________km
b) Antananarivo – Nairobi (         ) - __________________km
3) Faça a transformação da escala gráfica em numérica:
280 _________________________    428 ______________________
250 ________________________       91 ______________________
4) Faça a transformação da escala numérica em escala gráfica:
1: 25 000 000  ______________________   1: 80 000 000 ___________________
1: 5 000 000 _______________________    1: 65 000 000  __________________



Mapa com as principais coordenadas geográficas. 
Este texto tem como objetivo propor uma das formas de aplicação do tema “Coordenadas geográficas” nas aulas de Geografia. Coordenadas geográficas não é um conteúdo de fácil compreensão e entendimento, isso na maioria dos casos. A partir desse fato é importante que o professor de Geografia encontre uma maneira de o aluno assimilar o conteúdo. Uma das formas é a elaboração de um jogo, esse tipo de atividade motiva e promove a interação entre os alunos.

O jogo em questão é chamado de batalha naval. Antes da realização do jogo é necessário que o professor faça a explanação teórica do conteúdo, oferecendo condições básicas para o desenvolvimento da brincadeira.

Procedimentos do jogo batalha naval

Para a realização da brincadeira é preciso ter duas pessoas, uma folha para cada uma com tabela quadriculada. 
Depois faça a codificação de linhas e colunas, sendo a última constituída por letras e a primeira por números. Feito isso, os participantes inserem aleatoriamente as figuras (bolas, aviões, navios etc.) nos quadrados. A distribuição das figuras devem ser feitas em sigilo, ou seja, que nenhum dos dois saibam onde estão localizadas no tabuleiro o jogo do outro. Esse procedimento é para que os participantes tentem adivinhar onde estão as figuras do adversário.
O jogo consiste em deduzir onde estão as figuras do oponente, dizendo o endereço, exemplo, 2h, 9b e assim por diante. O término do jogo é quando um dos oponentes acerta todos os alvos do outro.

A ligação entre o jogo e as coordenadas geográficas é que as linhas representam os paralelos e as colunas os meridianos. Os códigos comparam-se às coordenadas geográficas inseridas nos mapas (16° sul e 48° oeste).
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

As coordenadas geográficas funcionam como “endereços” de qualquer localidade no planeta. Sobre esse sistema, julgue as seguintes proposições:
[pas7.JPG]

I – As coordenadas geográficas têm origem no encontro entre os paralelos e meridianos.
II – Os paralelos determinam a latitude, que varia de 0° a 90°, tanto a leste quanto a oeste.
III – A longitude é determinada pelos meridianos e tem como referência o Meridiano de Greenwich.
IV – O ponto X, representado no esquema, encontra-se no Hemisfério Norte e no Hemisfério Oeste.
V – O ponto Y apresenta uma latitude de 10° Norte.
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Somente as proposições I, II, III e IV são corretas.
(B) Somente as proposições I, III, IV e V são corretas.
(C) Somente as proposições I, III e IV são corretas.
(D) Somente as proposições I, II e V são corretas.


 (CEFET-PR) O Equador é o paralelo principal e está traçado a igual distância dos polos, dividindo o planeta Terra em hemisférios. Cada meridiano, junto com o seu antimeridiano,também divide a esfera terrestre em duas partes iguais. Em relação aos meridianos e paralelos terrestres, é correto afirmar que:
a) o meridiano de Greenwich e seu antimeridiano dividem a esfera terrestre em dois hemisférios: o setentrional e o meridional.
b) o ângulo formado pela vertical que passa em um determinado local com a vertical de uma localidade no meridiano de Greenwich é chamado de latitude.
c) os círculos polares indicam o limite exato em que tanto a noite (no inverno) quanto o dia (no verão) duram 24 horas.
d) a longitude do Equador é de 0°, pois ele é o único círculo máximo da esfera terrestre.
e) os fusos horários estão diretamente ligados aos paralelos, pois estes determinam as zonas de maior e menor incidência dos raios do sol.

02 - (UCS-adaptada) Analise o texto e as afirmações:
O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias que possibilitam a localização de qualquer ponto em sua superfície.
Com eles determinam-se a latitude, a longitude e as coordenadas geográficas de um lugar qualquer. Em decorrência do movimento de rotação da Terra, (sentido oeste-leste) ocorrem os dias e as noites, assim como a diferença de horário entre os diversos pontos longitudinais da esfera terrestre.
I. Considerando duas cidades, a que estiver a oeste em relação à outra terá seu horário atrasado.
II. Todas as cidades localizadas na mesma latitude e cuja distância da linha do Equador for igual, têm o mesmo horário.
III. Quanto maior for a longitude dos lugares, menores serão seus horários em relação ao Greenwich Mean Time.
IV. Considerando duas cidades, ambas no hemisfério Oriental, a que estiver mais a leste terá seu horário adiantado em relação a GMT.
São corretas apenas as afirmações:
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I, II e III.

03 - (Unioeste-adaptada) Durante as Olimpíadas de 2008, realizada na China, muitos jogos foram assistidos por nós, brasileiros,durante a madrugada, apesar de serem disputados em plena luz do dia. Considerando o enunciado, a localização geográfica e a diferenciação de horários em relação aos fusos horários, é correto afirmar que:
I. o horário de todas as áreas de certos países sempre corresponde ao horário oficial do fuso em que eles estão localizados.
II. como a Terra gira de oeste para leste, os países do Oriente têm as horas adiantadas em relação ao meridiano de
Greenwich.
III. a China está localizada nos hemisférios setentrional e oriental, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar
Ártico.
IV. se as Olimpíadas fossem realizadas em Nova York, um torcedor que tomasse um avião supersônico especial poderia chegar para assistir a um jogo no mesmo horário em que saiu de Londres.
São corretas apenas as afirmativas:
a) I
b) II
c) II e III
d) I e IV
e) II, III e IV





IDENTIFICAÇAO



RESPONDA:

a)  Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério sul?

b) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério ocidental?

d) De acordo com o meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano? PESQUISE NO MAPA MUNDI

e) De acordo com a linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte do Brasil?



1)      Defina Geografia.





3.      Diga o que significa o termo “espaço geográfico”.





4.      Explique com suas palavras a seguinte afirmativa: O espaço geográfico é um produto histórico.





5. Duas cidades estão separadas por uma distância por uma distância de 50 km. Qual seria a distância dessas cidades representadas num mapa de escala 1: 1000.000?



6. Observe a figura a seguir.

As coordenadas geográficas dos pontos A e B, indicados na figura, são, respectivamente:
a) 60° lat.
O, 80° long. N – 60° lat. S, 40° long. E.
b) 60° lat. N, 80° long. O – 60° lat. S, 40° long. E.
c) 80° lat. N, 60° long. O – 40° lat. S, 60° long. O.
d) 60° lat. N, 80° long. O – 40° lat. S, 60° long. E.
e) 60° lat. N, 80° long. O – 40° lat. S, 60° long. S.
 



 Qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério norte e Hemisfério

sul?

b) Como se chama a linha que divide a Terra em Hemisfério oriental e Hemisfério

ocidental?

Quantos e quais são os continentes e os oceanos da Terra?

d) De acordo com o meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano?

_______________________________________________________________

e) De acordo com a linha do Equador, em qual hemisfério está localizada a maior parte do Brasil?


Geografia – Cartografia – 10° Questões – Gabaritadas.

1 – (FESP) Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas.
1 - Paralelamente ao Equador ficam dispostos círculos que diminuem de tamanho à proporção que estão mais próximos dos pólos.
2 - A latitude de um lugar é medida em km e representa a distância entre dois pontos na superfície do planeta.
3 - As coordenadas geográficas compreendem a latitude, a longitude, a distância em metros em relação ao nível do mar e as isoietas.
4 - A longitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relação a outro, chamado meridiano de Greenwich.
5 - Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se uma projeção cartográfica.
Assinale:
a) se todas são corretas:
b) se apenas 1, 2 e 3 são corretas;
c) se apenas 1, 4 e 5 são corretas;
d) se apenas 2, 3 e 5 são corretas;
e) se apenas 2, 4 e 5 são corretas.
2 – (UFPE) Observe as proposições abaixo, tomando por referência o mapa do Nordeste.

I) Em relação ao Meridiano de Greenwich, o Nordeste está situado no Hemisfério Oriental.
II) As coordenadas geográficas do ponto A, situado na parte central da Bahia, são: Lat. 12o S e Long. 42o W.
III) De acordo com a escala apresentada, podemos concluir que cada centímetro do mapa corresponde a 150 Km no terreno.
IV) No mapa, a distância em linha reta entre Salvador e Teresina é de 3,5 cm, que equivale a uma distância real de 1.050 Km.
V) São Luís é a capital mais setentrional do Nordeste.
São corretas:
a) II, IV, V
b) I, IV, V
c) II, III, V
d) II, III
e) I, II, III
3 – (PUC-MG) A questão abaixo deve ser respondida de acordo com o mapa espaço geográfica brasileiro.

As coordenadas geográficas correspondentes à localização da cidade de TERESINA são:
a) Lat. Sul 42o 48′ 36″ e Long. Ocid. 50o 04′ 35″
b) Lat. Sul 5o 04′ 36″ e Long Ocid. 42o 48′ 56″
c) Lat. Norte 42o 48′ 36″ e Long. Ocid. 5o 04′ 36″
d) Lat. Norte 5o 04′ 36″ e Long. Ocid. 42o 48′ 56″
e) Lat. Sul 5o 04′ 36″ e Long. Orient. 42o 48″ 56″
4 – (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no mapa e afirmativas abaixo, relacionadas à percepção cartográfica.

I. Neste mapa aparece a porção meridional do Brasil e o Trópico de Câncer, localizado ao Sul do Equador.
II. A área menos deformada deste mapa é o Pólo Sul, pois é uma Projeção Azimutal Polar.
III. O mapa apresenta como ponto central o Pólo Norte, ficando em evidência o Círculo Polar Ártico.
IV. Todos os continentes nessa projeção estão ao norte do seu centro.
V. Entre os meridianos apresentados existem dois fusos horários.
A análise das afirmativas permite concluir que está correta a alternativa
a) I, II e III
b) I, III e V
c) II, IV e V
d) II e IV
e) III e V
5 – (UFRN) Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos X e Z.
X
Z
a)
60o de Latitude Sul
15o de Longitude Oeste
30o de Latitude Sul
90o de Longitude Leste
b)
15o de Latitude Norte
60o de Longitude Leste
90o de Latitude Norte
30o de Longitude Oeste
c)
60de Latitude Norte
15o de Longitude Leste
30o de Latitude Norte
90o de Longitude Oeste
d)
15de Latitude Sul
60o de Longitude Oeste
90o de Latitude Sul
30o de Longitude Leste
6 – (PUC-RS) Os desertos existentes no mundo são resultado da combinação de fatores que poderiam ser resumidos em duas situações principais do ponto de vista da circulação atmosférica:
I. localização em áreas tropicais, onde os contra-alíseos chegam secos e resfriados, impedindo precipitações;
II. ocorrência de chuvas orográficas a barlavento, determinando assim climas áridos a sotavento.
Nessas condições estão, respectivamente, os desertos
a) de Atacama e da Arábia.
b) do Saarae da Austrália.
c) de Gobi e da Patagônia.
d) da Califórnia e do Saara.
e) da Austrália e Kalahari.
7 – (PUC-RS) Responder à questão com base no mapa e nas afirmativas abaixo.
I. É uma projeção cilíndrica, caracterizando uma visão de mundo eurocêntrica, privilegiando a forma dos continentes.
II. Publicada pela primeira vez em 1973, pelo historiador alemão Arno Peters, indica uma projeção cilíndrica equivalente.
III. Pretende demonstrar uma visão geopolítica dos países subdesenvolvidos, pois enfatiza o ponto de vista do Sul, apesar de comprometer a forma dos continentes.
IV. É um mapa equivocado, pois o Norte está “embaixo” e o Sul “em cima”.
V. Foi idealizada no século XVI, pelo belga Mercator, e se caracteriza por ser uma projeção conforme, sendo muito utilizada nas Grandes Navegações.
A análise das afirmativas, relacionadas ao mapa, permite concluir que está correta a alternativa
a) I, II e III
b) I, III e V
c) I e V
d) II, III e IV
e) II e III
8 – (PUC-RS) Que hora solar verdadeira e hora legal são correspondentes respectivamente em uma cidade localizada a 48O de longitude Oeste e 30O de latitude Sul, sabendo que, no centro do fuso horário onde se localiza a cidade, os relógios marcam 12h?
a) 12h e 12min – 11h
b) 10h e 48min – 11h
c) 12h – 12h e12min
d) 11h e 48min – 12h
e) 12h – 12h
9 – (PUC-RS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas
O ponto antípoda de B é:
a) 3o de latitude Norte e 2o de longitude Oeste.
b) 87o de latitude Sul e 2o de longitude Oeste.
c) 3o de latitude Norte e 178o de longitude Oeste.
d) 2o de latitude Sul e 177o de longitude Leste.
e) 3o de latitude Sul e 4o de longitude Leste.
10 – (PUC-MG) Analisando o planisfério abaixo, todas as afirmativas podem ser constatadas nele, EXCETO:
a) apresenta os paralelos retos e horizontais e o meridiano reto e vertical.
b) o planisfério resultou de uma projeção cônica.
c) as áreas de altas latitudes estão incorretas quanto a áreas e distâncias.
d) as latitudes extremas do hemisfério meridional deixaram de ser mostradas.
e) a Antártida foi parcialmente cortada.
Gabarito:
1-c 2-c 3-b 4-c 5-a 6-e 7-e 8-d 9-c 10-

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