GEOGRAFIA PARA A VIDA TODA: OBA ESTAMOS NO SEGUNDO TRIMESTRE NO CEJA - E o trabalho continua...

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domingo, 9 de outubro de 2011

Território, nação, Estado

Território, nação, Estado
Seg, 12 de Janeiro de 2009 12:06
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Introdução
As formações e transformações territoriais de diferentes países são, por vezes, temas complexos para os alunos do ensino fundamental. Seu tratamento é relevante para os alunos perceberem as relações entre o que se estuda nas disciplinas de geografia e história. Além disso, é fundamental reconhecerem que as alterações de fronteiras têm diferentes razões e que elas não aconteceram somente no passado. Ocorrem também na atualidade.

Para tratar da questão, é fundamental a turma conhecer os conceitos de Estado, nação e território e observar suas relações em diferentes sociedade e tempos históricos. Fazer esse trabalho conceitual de maneira lúdica, com o auxílio do grupo, garante maior envolvimento por parte dos alunos.

Objetivos
1. Identificar e diferenciar os conceitos de Estado, nação e território.


3. Análise de trechos de filmes: sobre guerras por território. CÓDIGOS DE GUERRA.
4. Interpretação da música de Jhon Lenon Imagine.

Estratégias
1. Inicie a aula com o conceito "território" porque ele provavelmente será a considerado mais simples pelos alunos. Pergunte o que é um território, escreva na lousa as informações fornecidas por eles e as discuta, escolhendo as que devem ser mantidas e as que devem ser retiradas do registro.

2. Faça um desenho na lousa que represente um território (imaginário) e crie situações-problema para a definição/divisão desse território. Nelas, os agentes históricos devem ser os próprios alunos, divididos em grupos distintos, com opiniões, costumes, línguas diferentes. Leve os alunos à conclusão de que os territórios são criações históricas que refletem os interesses dos sujeitos históricos, daí sua reconstrução quando estes interesses se transformam.

3. Retome o exemplo construído e explique no que consiste uma nação, dê exemplos da realidade brasileira sobre a existência de várias nações em um mesmo território. As nações indígenas são exemplos simples e práticos, falar da formação do povo brasileiro com as diferentes nações africanas, indígenas e européias é também esclarecedor.

4. Por fim use o exemplo inicial para o entendimento do conceito de Estado. Peça para que cada grupo definido (no exemplo) diga qual a melhor maneira de organizar as relações entre governantes e governados, o que faria de um deles governante, etc. Assim vocês poderão problematizar a existência de diferentes organizações estatais.

Atividades
1. Pergunte aos alunos como é organizado o poder, a política no Brasil, ou seja, quem são os responsáveis pelo Estado.

2. Parta das informações dadas pela turma e explique a divisão dos poderes no Brasil.
3. Para finalizar, leve para turma uma reportagem ou notícia sobre diferentes conflitos por territórios desencadeados pela existência de diferentes nações e pela crença em distintas formas de organização do Estado. conflitos no Quênia pela liderança governamental.



Crie um título: ___________________________________
Cada grupo de pessoas constrói uma forma de viver conforme as dificuldades ou as facilidades que encontra no lugar que ocupa.
Por esse motivo, os grupos de pessoas têm uma identidade coletiva própria e se diferenciam uns dos outros. Esses grupos que têm a mesma origem, falam uma mesma língua, criam lendas, religiões e hábitos que os unem por laços profundos são chamados de povo.
Os seres humanos constroem a geografia na medida em que vivem, pois transformam seus lugares como se estivessem pintando seu próprio retrato.
Isso não ocorre individualmente, e sim de forma coletiva. Portanto, enquanto as pessoas constroem a geografia, estão desenvolvendo formas de relacionamento entre si e também com os outros grupos de pessoas do mundo; estão, dessa maneira, construindo uma identidade coletiva que as faz parte de um povo, uma nação.
Em geral, uma nação ocupa um espaço demarcado, um território. Esse espaço é chamado país.
Então para que exista um país, é necessário um território habitado por um povo que tenha uma identidade coletiva própria.
Sua vez...
a) Como é chamado um território habitado por um povo com uma identidade coletiva própria?_______________
b) Como é chamado o espaço demarcado de um país?____________________
c) O que faz um grupo de pessoas formar uma nação?_______________
d) O que forma um povo que tem os mesmos costumes, origens e tradições, que geralmente fala a mesma língua e habita o mesmo território? ___________
e) Agora utilize as pistas a seguir e descubra a palavra-chave.
* Primeira letra da resposta da questão A. ___________
* Últia letra da resposta da questão B._____________
*Penúltima letra da resposta da questão C.____________
* Última letra da resposta da questão D.____________ .Então a  palavra chave é..... _________________________.

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